Saiba quem era o copiloto do avião que caiu na França
Por Redação Publicado 26 de março de 2015 às 10:36

Andreas Lubitz era alemão, tinha 28 anos e foi contratado em 2013.
Segundo promotor, ele parece ter derrubado o avião de propósito.

O copiloto do avião da Germanwings que caiu na terça-feira (24) nos alpes franceses, que, segundo a Promotoria da França, parece ter derrubado a aeronave deliberadamente, havia sido contratado em setembro de 2013 e tinha 630 horas de voo de experiência, informou a Lufthansa à AFP.

De acordo com o promotor de Marselha, o nome dele era Andreas Lubitz. Ele tinha 28 anos e era natural de Montabaur, na região de Rhineland-Palatinate, na Alemanha, segundo o “Wall Street Journal”.

Ele vivia com os pais na cidade e também morava em Düsseldorf, afirmou a prefeita de Montabaur ao jornal “El País”.

O jornal espanhol afirmou ainda que o perfil de Lubitz no Facebook foi apagado (veja uma captura de tela da página ao lado).

Jornais internacionais também disseram que o alemão se formou na escola de voo da Lufthansa em Bremen e obteve sua licença de voo em junho de 2010.

Perfil psicológico
O promotor Brice Robin afirmou que não tem nenhuma informação sobre o perfil psicológico ou a filiação religiosa do copiloto. Ele reiterou que ele não estava em lista de suspeitos de terrorismo.

Segundo o jornal inglês “The Guardian”, Lubitz era descrito por vizinhos como uma pessoa amigável e que perseguia seus sonhos “com vigor”.

Na cidade de Montabaur, um conhecido do copiloto disse à “Associated Press” que Lubitz não mostrava sinais de depressão quando o viu no último outono, enquanto ele renovava sua licença para pilotar planadores em um clube local.
“Ele estava feliz por ter o emprego na Germanwings e estava indo bem”, disse um membro do clube, Peter Ruecker. Ruecker descreveu Lubitz como um homem “um pouco reservado”, mas muito amigável.

O promotor de Marselha, Brice Robin, afirmou na entrevista coletiva que os registros de áudio mostram que um dos tripulantes deixou a cabine e que o copiloto se recusou a reabrir a porta para a volta do piloto. Disse ainda que Lubitz estava vivo e respirando até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas.

Ele também afirmou que o copiloto acionou o mecanismo de descida do avião de maneira voluntária quando estava sozinho na cabine. Não houve alerta de emergência vindo do avião, segundo Robin.

Clubes de voo
O clube de voo LSC Westerwald, na Alemanha, do qual Andreas era membro, postou em seu site uma nota sobre o copiloto. “Quando jovem, Andreas se tornou membro do clube, ele queria realizar seu sonho de voar. Ele começou como aprendiz em planadores e conseguiu se tornar piloto do Airbus A320. Ele foi bem-sucedido em alcançar seu sonho, um sonho com o qual ele pagou com a vida”, afirma o texto.

Lubitz também foi certificado pela Associação de Aviação Federal dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) para uma categoria não comercial de pilotos. A inclusão do piloto alemão na base de dados de pilotos certificados foi notícia em um portal jornalístico da área de aviação comercial em setembro de 2013. Segundo o banco de dados da FAA, Andreas Gunter Lubitz recebeu uma licença da associação como piloto em treinamento (“student pilot”) em 2010, e uma certificação de “piloto particular” em 6 de janeiro de 2012.

Associação americana de aviação emitiu certificado para Andreas Lubitz em janeiro de 2012 (Foto: Reprodução/FAA)Associação americana de aviação emitiu certificado para Andreas Lubitz em janeiro de 2012 (Foto: Reprodução/FAA)

O site também especifica que o certificado de Lubitz nos Estados Unidos é válido apenas para aeronaves com um só motor ou planadoras, e quando acompanhado de sua licença para voar emitida pela Alemanha.

Fonte: G1