Humildade para reconhecer que o primeiro semestre de atuação na Câmara Municipal de Campo Grande foi de aprendizado, demonstra claramente quão diferente é o vereador veterinário Francisco Gonçalves de Carvalho, eleito para compor o Legislativo pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Mesmo antes de inteirar-se completamente do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica do Município, saber quais são as prerrogativas do vereador, o parlamentar do PSB autuou no sentido de atender às inúmeras reivindicações de todos os segmentos da população.
Na condição de integrante da base de sustentação política do prefeito Marquinhos Trad, teve a maioria das indicações que encaminhou para as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Saúde, Educação, Agência de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Civil Municipal e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atendida. “Nós estamos trabalhando em regime de parceria”, destacou o vereador veterinário Francisco.
Atribuição
Devidamente familiarizado com o cargo que lhe fora outorgado pelos eleitores, sabe quais são as suas atribuições. Na função de legislar sobre a cidade, o vereador aprova as leis que regem a vida dos cidadãos, como transporte coletivo, coleta de lixo, manutenção de vias públicas e fiscalização sanitária, dentre outras. No trabalho cotidiano, aprova ou rejeita projetos de lei, produz decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres e requerimentos.
Em relação à função de fiscalizar, o vereador deve acompanhar as ações do prefeito e secretários para garantir o uso adequado do dinheiro público. A fiscalização ocorre também por meio de análises do Plano Diretor e da atuação das comissões especiais com o objetivo de discutir e aprovar o orçamento anual, que define onde e como aplicar o orçamento do município.