A deputada Mara Caseiro (PSDB) repercutiu na sessão desta quinta-feira (20) o Projeto de Lei 129/2021, de sua autoria, que visa criar o Prêmio Meninas Olímpicas no âmbito do Estado, com o objetivo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) conferir uma premiação às estudantes sul-mato-grossenses de escolas públicas que participaram de olimpíadas científicas.
A proposta está em tramitação na Casa de Leis desde o dia 11 de maio e passa por análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). “O objetivo de criar essa premiação a mais é justamente para incentivar as nossas meninas para participarem de mais Olimpíadas, que ainda é um número baixo em relação aos meninos. Então que seja um estimulo para que elas estudem mais, participem mais e assim seja um reconhecimento a mais”, explicou Mara Caseiro.
A autora do projeto quer reconhecer o esforço e a dedicação das estudantes do sexo feminino. “O aumento da representatividade feminina nas áreas das Ciência e Tecnologia significa impactar o interesse de meninas e sua disposição para seguir essas carreiras, afetando diretamente o mercado de trabalho e o futuro da ciência brasileira”, justificou a parlamentar.
Ainda segundo dados apresentados na proposta, apenas 10% de meninas são premiadas nas principais olimpíadas científicas do Brasil e menos de 5% nas olimpíadas internacionais.