Lamas foi chefe da Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados.
Nomeação do novo titular da Sepaf saiu 12 dias após anúncio.
O engenheiro agrônomo Fernando Mendes Lamas foi nomeado novo titular da Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) de Mato Grosso do Sul. Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (9), 12 dias após o anúncio do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
Na mesma edição da imprensa oficial sul-mato-grossense, saiu a revogação da designação do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, como titular interino da Sepaf.
Lamas é pesquisador e foi chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, a 214 quilômetros de Campo Grande. Lá, desenvolveu trabalhos com a cultura do algodoeiro, sistema de produção, rotação de culturas, avaliação de linhagens/cultivares e manejo de reguladores de crescimento.
Ainda de acordo com o governo, o novo secretário da Sepaf possui experiência na área de agronomia, com ênfase em manejo e tratos culturais e é colaborador do curso de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), ministrando aulas sobre a cultura do algodoeiro.
Currículo
Fernando Mendes Lamas possui graduação em agronomia e mestrado em fitotecnia (produção vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorado em agronomia (produção vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
De 1979 a 1980, trabalhou em empresa produtora de defensivos agrícolas em São Paulo. Por concurso público foi admitido na antiga Empaer-MS, em 1980. Até 1983, atuou com extensionista rural em Mundo Novo (MS), trabalhando com pequenos agricultores e agricultura familiar, sendo também o responsável pelo escritório local da Empaer. A partir de 1983, passou a exercer a função de pesquisador do órgão, trabalhando com práticas culturais na cultura do algodoeiro.
Entre junho de 1990 a janeiro de 1994, foi gerente regional da Empaer. Em janeiro de 1997, foi contratado por meio de concurso público pela Embrapa Agropecuária Oeste.
Na Embrapa, trabalhou com validação de tecnologias junto a agricultores familiares e assentados do programa de reforma agrária.
Fonte: G1 MS