“Alvará único” de Junior Coringa se mostra como solução para combater evasão dos feirantes
Por Redação Política MSNews Publicado 25 de novembro de 2022 às 10:26

Quem gosta de comprar frutas e legumes frescos, vindos diretamente do produtor, ou colhidos no dia, já deve ter percebido que a feira não é mais a mesma: há menos barracas, menos produtos e menos pessoas circulando e fazendo compras, desde o início da pandemia do covid-19, com o abre e fecha de comércios e circulação de pessoas, as feiras livres em Campo Grande tem sofrido muito, aliado a inflação e as cobranças de taxas dos trabalhadores, muitos feirantes tem abandonado seus postos de trabalho.

Conforme Jairo de Oliveira, presidente do sindicato dos feirantes há 55 feiras registradas na Capital, mas o número chega a 110 unidades, se levando em conta as feiras não registradas. Pelo menos 3 mil profissionais atuam neste segmento em Campo Grande.

O Vereador Junior Coringa, protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal que visa incentivar o trabalho desses profissionais em Campo Grande, é o “Alvará único”, projeto que irá garantir que seja cobrado dos feirantes uma única taxa ou tributo independentemente da quantidade de feiras que o feirante trabalhe.

Para o vereador, buscar iniciativas nesse momento de recuperação econômica que incentivem o trabalhador a produzir mais, é fundamental para que a economia volte a girar em nossa cidade: “Um único tributo para o feirante, vai dar margem para que ele possa ampliar seu atendimento, sua gama de produtos, e assim gerar mais emprego e renda para sua família e para a comunidade” afirmou.

O projeto segue em tramitação na Câmara Municipal de Campo Grande.

Fonte : Assessoria de Imprensa do Vereador

Câmara Municipal CG Na última quinta-feira (14), o vereador Maicon Nogueira se reuniu com a prefeita Adriane Lopes e empresários do setor de tecnologia da Capital. O objetivo do encontro foi aproximá-los do poder público, promovendo uma agenda conjunta para o desenvolvimento e o posicionamento do município como um polo de referência em tecnologia e inovação. “Foi um momento importante, onde debatemos com o Executivo Municipal as possibilidades da criação da proposta que honre o nosso projeto, de redução a alíquota de 5% para 2% para todo o setor de tecnologia. A prefeita compreendeu a importância do tema e colocou toda a sua equipe, Secretaria de Fazenda, de Governo e de Administração à disposição”, destacou o vereador Maicon Nogueira, autor do projeto de Lei que dispõe sobre a Concessão de Isenção Total do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISSQN, para empresas Startups e de Tecnologia. Ainda de acordo com o parlamentar, durante a reunião foi apresentado uma Comissão, que vai se debruçar, nos próximos dias para construir uma proposta viável para ser encaminhada à Câmara Municipal. “Fico muito otimista com essa possibilidade, pois é um momento histórico para o setor e tenho certeza que nos próximos meses, vamos ajustar um texto, que seja bom para o Executivo, Legislativo, empresários e mais ainda para o futuro de Campo Grande”, disse Maicon. INVESTIMENTO Carlos Pael, representante da Nota Control Tecnologia explicou que a reunião é uma oportunidade do Executivo Municipal ouvir as demandas da categoria. “Estamos há mais de 30 anos e é a primeira vez que sentimos essa abertura do Executivo Municipal em ouvir o empresário e abrirem as portas. Viemos apresentar o que esperamos do município para reinvestirmos em Campo Grande, diminuindo custos e facilitando nosso trabalho. A redução da alíquota do INSS traz um grande impacto, pois o valor economizado será investido no próprio setor, como melhores contratações e melhores salários”, exemplificou. Para Gabriel, da Ganso Sistemas, que está no mercado há aproximadamente 26 anos, a iniciativa fomenta o mercado, atrai novas empresas e gera empregos para a população. “Parabenizo a coragem do vereador Maicon Nogueira e a prefeita, em se disponibilizar a fazer esse marco e avanço para o setor”, finalizou. Assessoria de Imprensa do Vereador