A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) sediará, na próxima segunda-feira (22), o II Seminário Estadual da Água. Proposto pelo deputado Renato Câmara (MDB), o evento deste ano terá como tema as bacias hidrográficas dos rios Paraná e Paraguai. O encontro acontecerá de maneira remota, das 8h30 às 17h, com transmissão ao vivo pelo Youtube, Facebook e TV da Casa de Leis.
Coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, Câmara destacou o propósito do evento. “O Seminário Estadual da Água vem com o objetivo de ampliar a discussão sobre esse tema. Estamos na segunda edição do evento, que nasceu de vários debates dentro da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos”, explica o deputado. A programação completa do evento pode ser acessada neste link.
Dentre os temas a serem debatidos no seminário estão o Corredor Bioceânico; as legislações referentes à água; a educação ambiental; e o uso racional dos recursos hídricos. O evento faz parte das atividades da Semana Estadual da Água, instituída por meio da Lei 4.878, de 12 de julho de 2016, de autoria do parlamentar. A norma prevê que a Semana Estadual da Água ocorra anualmente de 16 a 22 de março.
“Esse é um espaço importante no qual se propõem aspectos como a preservação da água, a disponibilidade hídrica e as políticas públicas dos aquíferos que temos no nosso Estado. Tudo isso é fundamental para o planejamento estratégico da proteção desse bem fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e também da nossa gente”, destaca o parlamentar.
O seminário é realizado em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e o Rotary Club de Campo Grande. O evento também conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas. “Participe. Haverá fornecimento de certificado e você ampliará seu conhecimento”, ressalta Câmara.