Em 2000, quando iniciou sua carreira discográfica, Wanessa experimentou uma rápida ascensão nas paradas. Na verdade, até por conta de sua origem, o mercado e o público já estavam curiosos em relação ao que aquela jovem de 17 anos tinha para mostrar. Porém, poucos poderiam imaginar que em quinze anos a cantora iria caminhar por tantas vertentes, atingindo públicos distintos. De um pop inocente e romântico, ela partiu para algo mais maduro e acabou migrando para a música eletrônica.
Agora, mantendo essa veia mutante mais viva do que nunca, Wanessa prepara um álbum diferente de seus últimos trabalhos. “Será um CD mais orgânico, com músicas românticas, folk, um pouco de eletrônico e uma certa pegada latina”, explica. A cantora também adianta que seu novo projeto, “#W15? (alusão aos 15 anos de carreira), será um dos mais autorais de sua trajetória, pois ela está participando ativamente de todas as etapas. “Inclusive estou compondo bastante. Sou melodista. Quando estou compondo a parte instrumental, a coisa flui naturalmente. Já em relação às letras, demoro um pouco mais para terminá-las”.
Apesar de apostar em um trabalho diferente, a cantora mantém a bem sucedida parceria com o produtor Mister Jam, com quem vem trabalhando desde o álbum “DNA” (2011). “A gente está descobrindo tudo junto, ouvindo referências e testando sonoridades”, explica.
A escolha do repertório é um dos processos mais trabalhosos na concepção dos discos de Wanessa. No caso atual, ela e o produtor selecionaram mais de 40 músicas, das quais 15 entrarão no trabalho. “Eu não tenho esse apego às minhas músicas. Costumo trabalhar no repertório de forma bem criteriosa. Como é um processo autoral, liguei para alguns compositores pedindo músicas específicas, que se encaixem em determinado contexto”, explica. A principal indefinição fica por conta da data de lançamento de “#W15?. “Não gosto de falar sobre datas. Gosto de fazer tudo com calma, de testar vários arranjos. Às vezes, você não dá nada pela música, mas ela cresce durante a produção. Mas espero lançá-lo até o final de novembro”, diz.
O disco de inéditas é só mais um projeto em um ano especial na carreira deWanessa. Completando 15 anos na estrada, a artista também usa o título “#W15? na turnê que resgata alguns dos principais sucessos dessa trajetória. “Nesse show, apresento músicas de todas as fases da minha carreira. Mas não tem um setlist fixo. Algumas músicas entram em um show e não entram em outro. Depende do público e do contratante”, diz a artista, que recentemente entrou para o cast da SB Entertainment.
Trilhas para casamentos
Nessa década e meia, Wanessa acumulou hits e histórias suficientes para fazer um grande show comemorativo. Porém, ainda sentia a necessidade de ir um pouco além do seu repertório. “Em um show de carreira, fico limitada em alguns momentos, pois quero cantar coisas que não se encaixam naquele contexto”, explica. Nada melhor do que quando um desejo pessoal se encontra com uma necessidade do mercado. Wanessa sentiu isso e decidiu criar um show específico para festas de casamento e eventos corporativos. “Já me apresentei em casamentos, mas nunca tive um show voltado a este tipo de festa. Agora, decidi criar um show totalmente diferente, festivo, no qual canto sucessos da minha carreira e hits animados de outros artistas”, explica.
Wanessa revela que a ideia partiu do apresentador Fausto Silva. “Ele sugeriu até o título, ‘Wanessa canta divas’, com músicas de grandes cantoras internacionais. Gostei muito da ideia, mas falei que também curto outras coisas, como Cazuza, Lulu Santos, clássicos da dance music, Miami Bass e até sucessos populares, como “Eva” (Radio Taxi). Então, peguei a ideia e acabei montando um show mais eclético em termos de repertório”, finaliza.
Fonte: Portal Sucesso