WalkCar: invenção japonesa permite levar novo meio de transporte em sua mochila
Por Redação Publicado 8 de agosto de 2015 às 19:36

O Japão sempre vem buscando desenvolver meios de transporte alternativos que vise amenizar o transito ao mesmo tempo que reduz a poluição e melhora a saúde da população. Pensando em inovar neste aspecto, um engenheiro japonês desenvolveu um transportador portátil pequeno o suficiente para ser levado em uma mochila, onde ele diz ser o primeiro ‘carro em uma mochila’ do mundo.

Com apenas vinte e seis anos de idade, Kuniako Saito e sua equipe no Cocoa Motors revelou recentemente uma plataforma móvel chamada “WalkCar”, que é do tamanho de um laptop e se assemelha a um skate mais do que um carro – sendo alimentada por uma bateria de lítio recarregável.

O WalkCar é feito de alumínio e pesa entre dois e três quilogramas, dependendo do modelo que será lançado em duas versões: uma para uso em interiores ou em exteriores. Saito espera ver muitos outros usos para seu transportador, como ele diz que tem poder suficiente para ajudar as pessoas a empurrar cadeiras de rodas com facilidade. A leve placa de alumínio é ??mais forte do que parece, e pode levar cargas de até 120 kg.

 

Ela atinge velocidade máxima de 10 km/h, podendo percorrer até 12 km após três horas de carregamento. Seu criador diz que é também extremamente simples de montar. Uma vez que o piloto está em cima do WalkCar, ele inicia-se automaticamente, enquanto que simplesmente basta sair de cima para que ele seja desligado. Para mudar de direção, o usuário só precisa inclinar o seu corpo para os lados.

O melhor de tudo, não há nenhuma necessidade de encontrar um espaço de estacionamento, porque ele cabe perfeitamente em qualquer tipo de sacola ou mochila para notebooks. Saito disse que com seus estudos em sistemas de controle de motor de carro elétrico surgiu a ideia para o novo tipo de passeio.

“Eu pensei, e se fosse possível carregar o nosso transporte em nossas mochilas?” E meu amigo me pediu para fazer um, desde que eu estava fazendo o meu mestrado em engenharia especificamente em sistemas de controle de motores de automóveis elétricos “, disse ele à Reuters.

Saito diz que está confiante de que irá além do WalkCar, como os modelos Segway ou Winglet da Toyota em mente. “Talvez eu só vejo isso dessa forma, mas parece que produtos comuns no mercado japonês são inspirados em ideias americanas. Mas neste caso, o WalkCar é um produto totalmente novo, que eu comecei do zero. Então, eu também quero mostrar ao mundo que o Japão também pode ser inovador”, disse ele.

Saito diz que os clientes serão capazes de reservar os seus próprios WalkCars a partir do outono de 2015 no site de projetos Kickstarter. O skate futurista terá um preço de cerca de 100 mil ienes japoneses (aproximadamente R$ 2,8 mil em conversão direta). O envio está previsto para começar na primavera de 2016.

Via Tudocelular