Uma feira que movimenta o setor empresarial e gera emprego e renda, assim podemos definir a Feira de Calçados, Couros e Acessórios de Mato Grosso do Sul (Feicc/MS), que abriu no último domingo (16) a sua 5º edição e que acontecerá até a próxima quarta-feira (19) no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande. A expectativa da organização é que mais de 400 lojistas de todo o Estado visitem a exposição e que mais de mil pessoas passem pelo local, movimentando R$ 13,5 milhões em negócios nos quatro dias de realização.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Mato Grosso do Sul (Sindical/MS), João Batista de Camargo Filho, por ser um evento voltado exclusivamente para os lojistas, o bom movimento do primeiro dia surpreendeu. “Esse domingo foi muito bom de público e os lojistas estão aproveitando para tirar os pedidos da coleção primavera-verão. Muitos lojistas compareceram à Feira, sinalizando que será uma boa edição e conseguiremos atingir a meta de R$ 13,5 milhões”, comemorou o empresário, que é um dos organizadores do evento.
A Feira também contribui com a divulgação das indústrias já instaladas no Estado, demonstrando todo o potencial da economia sul-mato-grossense. Neste ano, a Feicc tem 64 expositores apresentando e comercializando as novidades e tendências da moda calçadista, bolsas e acessórios de couro. “Temos grandes oportunidades para os lojistas, pois, fazendo seus pedidos na 5ª Feicc obterão descontos e prazos de pagamentos diferenciados. Além disso, as novas tecnologias e avanços na produção que serão aplicados nos produtos em 2018 serão apresentados no evento”, afirmou o empresário.
Na avaliação do representante da Klin e Pampili no Estado, José Paschoal Fedel, a presença maciça dos lojistas na Feira em pleno domingo foi surpreendente. “Esse primeiro dia está nos animando e só faz aumentar a expectativa de que teremos a melhor edição da Feicc. Neste ano, além de um espaço adequado, os expositores trouxeram produtos que devem ter boa aceitação dos lojistas, com certeza, vamos fazer bons negócios”, garantiu.
O representante comercial do Grupo Beira Rio, Jorge Ishi, destacou que a Feira oferece mais facilidade para o lojista e tem maior alcance de produtos. “A regionalização das feiras é uma tendência. As vendas devem triplicar do que vendemos geralmente na semana. Esperamos vender pelo menos 15 mil pares”, afirmou, completando que a expectativa também é de que seja a melhor edição da Feicc graças ao movimento registrado logo no primeiro dia.
Cícero de Souza Gomes, dona de uma loja itinerante e que atua pelos estabelecimentos de ensino de Campo Grande, também espera fazer bons negócios durante a feira. “Eu tenho mais de 12 mil clientes e costumo aproveitar a Feira para comprar o meu estoque. Neste ano, a Feicc está de parabéns e se eu fosse dar uma nota daria 10. Ela só vem para facilitar a nossa vida e, por isso, só tenho a agradecer aos organizadores”, declarou.
Na avaliação do lojista Camilo Abboud Obeid, proprietário da Loja de Calçados Casa do Camilo, de Campo Grande, a Feicc está muito boa neste ano e a expectativa é fazer bons negócios. “Aqui encontramos todas as marcas em um único lugar, isso é muito importante para nós lojistas, pois facilita a nossa vida. Sempre procuro participar do evento para renovar o meu estoque de calçados e atender melhor os consumidores”, finalizou.
Senai Empresa
O Senai montou um estande para divulgar os serviços de tecnologia e inovação, além de disponibilizar, ao longo dos quatro dias do evento, palestras, atendimento ao industriário e rodada de negócios. Para o gerente do Senai Empresa, Rodolpho Caesar Mangialardo, além da divulgação do portfólio de STI (Serviços de Tecnologia e Inovação), o espaço servirá para mostrar o que está sendo oferecido nas áreas de produção industrial, vestuário, design e gestão ambiental.
“Queremos demonstrar também como fazer para aumentar a competitividade das empresas e fomentar o entrosamento das indústrias com as rodadas de negócios que faremos durante a Feira para que os empresários possam conhecer melhor o Senai Empresa”, declarou Rodolpho Mangialardo, informando que no domingo foi disponibilizada a palestra “Programa Senai Vestuário”, com a analista técnica Hanna Viana.
Na segunda-feira (17/07), às 10 horas, será a vez da palestra sobre “Gestão Energética”, com o palestrante Ildo D’Oliveira Mariano, coordenador do Programa Senai de Gestão Energética, enquanto na terça-feira (18/07), também às 10 horas, têm as palestras “Logística e Produção”, com o palestrante Alonso de Almeida Simões, coordenador do Programa Senai de Produção e Logística, e “Relacionamento com o Mercado”, com o palestrante Luciano Araújo de Carvalho, analista de mercado do Senai Empresa.
No último dia da 5ª Feicc, quarta-feira (19/07), às 10 horas, tem a palestra “Manutenção Industrial e Normas e Legislação”, com o palestrante Jean Carlos Lucietto, coordenador do Programa Senai de Manutenção Industrial. Além disso, todos os dias da Feira serão realizadas rodadas de negócios, sempre das 14 às 17 horas, e atendimentos aos industriários, das 11 às 12 horas.
(Com informações da assessoria de imprensa da Fiems)