Para o vereador Otávio Trad (PSD), a população também pode contribuir com a segurança nos bairros de Campo Grande. O parlamentar apresentou o Projeto de Lei nº 10.169/21, que institui o Vizinho Solidário, uma rede voluntária de vigilância formada por moradores.
O projeto incentiva a união e comunicação dos vizinhos para a prevenção da criminalidade e a aproximação da população das forças de segurança, como a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana.
“Temos que despertar a responsabilidade de todos quanto a segurança pública, mudando o papel da população de apenas vítima para agente”, defende o vereador.
A proposta prevê a realização de palestras e seminários nos bairros, ministradas por pessoas ou entidades voluntárias da área da segurança pública e a identificação das regiões participantes por meio de placas ou adesivos.
Otávio ainda destaca o papel da tecnologia para a implementação do “Vizinho Solidário”. “Hoje temos instrumentos que podem auxiliar muito essa interação dos moradores, como os aplicativos de conversa e as redes sociais. Através de ferramentas como essas podemos colocar um bairro inteiro atento à segurança pública, diminuindo os índices de criminalidade e melhorando a qualidade de vida de todos”, completa o vereador.
Na prática – Foi o que aconteceu no bairro Jardim Ouro Preto, na região sul da Capital. Há cerca de um ano, os moradores implantaram o Vizinho Solidário e viram uma redução de cerca de 80% nos furtos, segundo o presidente do bairro, Márcio do Carmo Vieira Lima.
“Estava tendo muitos assaltos na região, então fizemos uma reunião e criamos um grupo no Whats App e começamos a monitorar. Quando percebemos alguma coisa estranha comunicação a Polícia Militar ou a Guarda Municipal”, explicou.
Autoria cidadã – Esta proposição é fruto da ideia de , presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Ouro Preto.
Fonte : Assessoria de Imprensa do Vereador