Os postos de saúde e hospitais de Campo Grande estão abarrotados de pacientes em busca de socorro às suas necessidades de saúde, em especial no que tange a problemas respiratórios. Mais em particular ainda, no que se relaciona a sintomas de viroses. Em meio a um surto de gripe que chegou antes do inverno e sob o medo de infecções típicas do fim do verão – como dengue, zika e chikungunya -, muitos estão correndo para o hospital diante do primeiro sinal de indisposição. Tem muita gente procurando atendimento em prontos-socorros sem precisar. O problema é que, além de aumentarem as filas nos centros médicos, essas pessoas acabam se expondo ao contágio de doenças mais graves.
Uma das possíveis causas da virose é a umidade relativa do ar baixa que traz agravantes na doença, sendo que os mais prejudicados são crianças e idosos que estão com a imunidade baixa.
Embora a reportagem do Ultramax News tenha entrado em contato por diversas vezes com as assessorias da Secretaria Municipal de Saúde Pública e também a Santa Casa de Campo Grande, assuntando sobre o volume de procura e atendimento a pacientes que reclamavam de problemas respiratórios, não houve respostas quanto a quantidade específica de diagnósticos. No entanto, é notória a enorme movimentação que se registra diuturnamente, em especial, na Santa Casa. “Eu também contrai uma virose; minha voz não é assim rouca”, explicou uma médica à paciente Isabel Cristina da Silva, que foi atendida na segunda-feira à noite.
O administrador Elwis Godoy, 32 anos, teve virose e explicou que a situação foi complicada porque teve crises de tosse a todo momento, atrapalhando seu desempenho no trabalho e em casa. “Foi horrível, muita tosse, a virose se transformou em gripe e depois em início de pneumonia, as pessoas devem se cuidar mais, pois a virose parece algo simples, porém pode se complicar. Meu atendimento foi um pouco demorado, mas já estou bem melhor”, afirma.
VIROSE
Diagnóstico comum dado por médicos, a virose é o nome genérico dado a qualquer infecção por vírus. “Falar que é uma virose é uma maneira simplista de afirmar que a doença é autolimitada”, diz o infectologista Mario Gonzales. Isso quer dizer que a doença pode ser combatida simplesmente pelo sistema de defesa do corpo, sem necessidade de remédios. Há diversas viroses gastrointestinais e viroses respiratórias com sintomas como mal-estar, febre, dor de cabeça náusea e diarreia. A doença ganha um nome específico quando sabemos qual é o vírus, é o caso da gripe, da dengue, da zika e da chikungunya.
Léo Lima e Joana Lima, com informações de sites