Vídeo em que policiais aparecem quebrando porta não aconteceu no Brasil
Por André Farinha Publicado 26 de maio de 2017 às 16:46
Vídeo falso mostra policiais quebrando vidros em Brasília. Foto: Reprodução

O vídeo que está circulando nas redes sociais brasileiras, em que mostra um grupo de policiais quebrando os vidros da porta de um estabelecimento não identificado, não aconteceu no Brasil. As imagens, retiradas de câmeras de seguranças, estão sendo compartilhadas na internet desde o fim do protesto de quarta-feira (24), em Brasília (DF), que terminou em confusão, com atos de vandalismo e depredação ao patrimônio público.

Segundo a Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo, embora o vídeo não esboce muitas pistas sobre o local em que foi gravado, foi possível constatar que se trata de um ato ocorrido na Venezuela, provavelmente no início deste mês de Maio. O país vem enfrentando uma grave crise política e financeira e protestos semelhantes ao ocorrido na Capital Federal têm sido comuns por lá.

Conforme a análise realizada pela Agência, quando um dos policiais levanta o escudo, no meio do quadro, lê-se ‘Policia’. Até aí, nada indica que não tenha sido feito no Brasil, já que a grafia é semelhante em países latinos. Quando o policial mais no topo da gravação ergue o escudo, no entanto, surge uma inscrição incomum à polícia brasileira: a sigla “PNB”.

O site realizou uma pesquisa no Google Imagens com os termos “PNB” e “policia” e constatou que se trata da Polícia Nacional Bolivariana, da Venezuela.

Outra observação detalhada pela Agência mostra que, logo no início da gravação, há uma data e um horário: 05/01/2017, 06:31:27 PM. Como a hora aparece em formato americano, é muito provável que a data seja de 1º de Maio. “Nesse dia, houve grandes protestos na Venezuela”, indica a Agência.

No YouTube, há uma versão deste mesmo vídeo disponível desde, pelo menos, o dia 17 de Maio  Também existe uma reportagem que cita a gravação, de 13 de Maio, no jornal El Tiempo. O texto explica que as cenas viralizaram pelo Twitter.

Confira o vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais clicando aqui.