Vettel vê Hamilton pelo, mas com boa estratégia piloto da Ferrari vence GP do Bahrein
Por André Farinha Publicado 16 de abril de 2017 às 12:51
Hamilton chegou em segundo, após baixar praticamente 16 segundos atrás do vencedor Vettel (foto: AP)

Sebastian Vettel largou em 3º, ultrapassou Hamilton na reta inicial e contou com a acertada decisão de parada da Ferrari para vencer o GP do Bahrein. O alemão ganhou a primeira posição da prova após ir antes para os  boxes do que o então líder Valtteri Bottas, da Mercedes, na 13ª volta.

Hamilton foi o segundo. Bottas completou o pódio. Raikkonen foi o quarto, Ricciardo, o quinto, e Massa, o sexto colocado.

À frente dos concorrentes da Mercedes, Vettel imprimiu forte ritmo, abrindo vantagem segura. Foi a segunda vitória de Vettel em três corridas na temporada.

A performance do alemão coroou uma semana de bons resultados do ferrarista nos treinos livres em Manama.

Vettel fez excelente exibição no deserto de Manama. Vettel e Verstappen foram os primeiros a fazer a parada, no 13º giro.

Logo que os dois retornaram à pista, houve acidente entre Sainz Jr e Lance Stroll. O safety car entrou na pista, promovendo disparada dos pilotos em direção aos boxes.

Com isso, Vettel e Verstappen voltaram à frente de todos, inclusive Valtteri Bottas, que liderava a prova.

Mas o jovem da Red Bull acabou deixando a prova com problemas mecânicos, entregando a liderança ao alemão da Ferrari.

No começo da prova, Valtteri Bottas, então líder, tentou segurar o ritmo para fazer uma parada só. Mas a Ferrari mudou a história da corrida ao chamar Vettel para os boxes, apostando em duas paradas e com um ritmo mais forte.

Já como líder, Vettel travou disputa roda a roda com Bottas na relargada, na volta 17. O tetracampeão fez o traçado preferencial, mantendo Bottas atrás. Desde então, Vettel não sofreu ameaças.

NOVATOS E BARBEIROS

Novato na F-1, Lance Stroll foi alvo de erro do piloto Sainz Jr. O piloto da Toro Rosso saía dos boxes e acertou em cheio a lateral do carro de Stroll. Resultado: os dois tiveram de deixar a prova. O acidente provocou reviravolta na prova. Os carros foram para os boxes. Quem lucrou foi Vettel, que tinha ido pouco antes de entrar o safety car e assumiu a liderança.

Não foi apenas uma, mas várias. Tanto na largada, quanto na relargada, houve várias trocas de posição. No começo da corrida, Vettel passou Hamilton por fora e Massa aproveitou a briga de Raikkonen com as Red Bull para superar o filandês.

Na relargada, foi a vez de todos irem para cima de Ricciardo, com dificuldades para aquecer o pneu supermacio. Nada mal para uma pista em que os pilotos esperavam ter dificuldade em ultrapassar.