
EMPRESAS QUEREM CONQUISTAR O SEU INCONSCIENTE
Os avanços da ciência prometem abrir uma nova era para o marketing. Depois de décadas de ações visando seduzir racionalmente o consumidor, as empresas atingirão a chamada “cognição incorporada” das pessoas. Traduzindo: elas estimularão os consumidores a tomarem decisões baseadas em sensações corporais inconscientes. Um experimento da Universidade de Yale mostrou, por exemplo, que a pessoa servida com uma bebida quente considera essa atitude mais amistosa do que a pessoa servida com uma bebida gelada – o contato com o calor desperta essa sensação, sem processos conscientes interferindo. Oferecer um café ao cliente numa loja de carros, portanto, pode ser um detalhe importante para engatar uma negociação.
Até agora, técnicas sensoriais têm sido usadas com sucesso em certos setores, como alimentos ou cosméticos. Em Seul, por exemplo, toda vez em que se tocava o jingle da Dunkin’ Donuts nos ônibus, um aromatizador espalhava um agradável odor de café pelo veículo, o que resultou num aumento de 29% no faturamento das lojas da rede próximas aos pontos de ônibus. E os cremes faciais da Olay Regenerist foram adaptados para gerar uma sensação de calor no rosto e dar a impressão de que estão agindo, embora a temperatura não tenha nenhuma relação com eficiência. Agora, novos experimentos tendem a aprofundar o marketing sensorial, em que sensações terão peso muito maior que palavras. Se antes o marketing era um monólogo, no futuro será um diálogo multidimensional.
Fonte: Época Negócios