O técnico Tite realizou, na manhã desta sexta-feira (15), a convocação para a última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Entre os chamados, quatro são novidades: Danilo, que joga no Manchester City, Artur, do Grêmio, Fred, do Shakhtar, e Tardelli, do Shandong. Os próximos jogos da Seleção Brasileira acontecem em Outubro, no dia 05 contra a Bolívia, fora de casa, e no dia 10 recebe o Chile, em São Paulo (SP).
Está foi a 8º convocação de Tite, a 6º pelas Eliminatórias. Sempre bom lembrar que o Brasil já está classificado para disputar o Mundial do ano que vem, que acontecerá na Rússia. Também já é certo que a Seleção será uma das cabeças de chave dos grupos da primeira fase. Depois desta, mais duas convocações deverão feitas antes do torneio, a primeira em Novembro e a outra em Março, para partidas amistosas. Depois vem a lista definitiva dos atletas que irão disputar a Copa.
Antes de apresentar a lista, Tite deixou claro que o critério da convocação não atende especificamente ao momento do atleta no clube, mas sim o histórico e uma projeção dele para a Copa do Mundo. “Todos esses estão com oportunidades reais. Não estão assegurados nem os que vieram e nem os que ficaram fora e que vinham sendo convocados. Os jogos nos permitem construir conceitos.”, declarou durante a coletiva. Entre os nomes ausentes destaque para Fágner, Tailson e Giuliano.
Sobre as novidades, o treinador disse que confirmou a convocação de Arthur ao ver a partida do Grêmio contra o Botafogo. “É um garoto jogando com uma naturalidade, com nível de concentração muito alto. Não posso fechar portas para um atleta num setor onde ele é importante, mesmo sendo jovem.”, explicou. Já quanto ao Diego Tardelli, Tite citou que o jogador tem uma história na Seleção muito boa. “Ele tem apresentado números extremamente expressivos. Nos últimos quatro meses, foram 11 gols em 13 jogos. Joga de externo ou por dentro.”, detalhou.
O técnico chamou a atenção para o fato de aproveitar o tempo que resta para o Mundial, de nove meses, e de ter jogadores preparados para as adversidades. “Ter uma equipe mentalmente forte, de estar classificada e manter o nível de desempenho. Que saiba lidar com adversidades do jogo, no Mundial vai acontecer. Não pode entrar com nível de concentração mais baixo, tecnicamente abaixo, taticamente abaixo, como foi o primeiro tempo com o Equador.”, lembrou Tite.
Outro detalhe importante da coletiva foi o momento em que Tite confirmou uma fala do ex-técnico da Seleção, Felipão, que citou em entrevista a existência de uma base deixada por ele na sua última passagem pelo comando do time. “É inevitável o legado de um técnico para o outro. O Felipão disse que há uma base da equipe que ele montou e está absolutamente correto. Foi assim com o Mano, na Olimpíada conosco… A grande capacidade de tirar de bom, de crescer e estar melhor.”, destacou.
Confira a lista dos convocados:
Goleiros:
Alisson (Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)
Zagueiros:
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)
Jemerson (Monaco)
Laterais:
Daniel Alves (PSG)
Danilo (Manchester City)
Marcelo (Real Madrid)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Meias:
Arthur (Grêmio)
Diego (Flamengo)
Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Willian (Chelsea)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Atacantes:
Diego Tardelli (Shangdong Luneng)
Neymar (PSG)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Roberto Firmino (Liverpool)