A bancada sul-mato-grossense ficou dividida na votação do parecer que recomenda a rejeição do andamento da denúncia contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB). Todos os oito deputados federais compareceram a sessão histórica desta quarta-feira (02), no plenário da Câmara dos Deputados, sendo que quatro foram favoráveis ao parecer do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) e outros quatro votaram em prol do prosseguimento da investigação.
Veja como votaram cada um dos deputados sul-mato-grossenses: Carlos Marun (PMDB), Elizeu Dionizio (PSDB); Geraldo Resende (PSDB) e Tereza Cristina (PSB) votaram ‘SIM’, que significa a aprovação do parecer. Já Dagoberto Nogueira (PDT), Mandetta (DEM), Vander Loubet (PT) e Zeca do PT (PT) votaram ‘NÃO’, que representa a rejeição do relatório e o prosseguimento da denúncia contra o presidente Temer.
Veja no vídeo como foi a votação dos deputados federais de Mato Grosso do Sul:
A votação
A votação teve início por volta das 18 horas (MS). Os deputados foram chamados em ordem alfabética, por estado, alternadamente do norte para o sul e vice-versa. Os primeiros a anunciarem os votos foram os deputados de Roraima. Já os últimos os parlamentares de Alagoas.
O relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Edson Fachin, afirmou que assim que a Câmara dos Deputados tomar uma decisão sobre o prosseguimento ou não denúncia contra o presidente Temer, ele vai se manifestar sobre os próximos passos do inquérito.
O presidente Temer foi denunciado por prática de corrupção pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base na delação premiada do empresário Joesley Batista, dono da JBS.