Vacinação contra a gripe é liberada hoje para todos os grupos prioritários
Por Ariel Moreira Publicado 2 de maio de 2017 às 10:08

A partir de hoje (2), as unidades de saúde de Campo Grande começam a vacinar os grupos de risos definidos pelo Ministério da saúde que sãoi dosos, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com comorbidades (necessário apresentação da prescrição médica), povos indígenas, integrantes do sistema prisional e professores do ensino regular.

Esse grupo de risco deve apresentar nas unidades o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Profissionais da saúde

Além desses documentos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite; as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; e os indígenas: cadastro na Secretaria de Saúde Pública (Sesau).

Professores e portadores de doenças crônicas

Devem apresentar holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.

Em Campo Grande, a campanha de vacinação teve início em 18 de abril, com a imunização dos profissionais de saúde e crianças menores de 2 anos.  A partir do dia 24 foram incluídas gestantes, puérperas e também crianças até 5 anos de idade. Todos os contemplados pelo Ministério da Saúde continuam sendo imunizados até o dia 26 de maio – data prevista para o encerramento da campanha.