Mato Grosso do Sul tem despontado no cenário nacional como um importante destino para o Turismo de Eventos e Negócios. O segmento já é o segundo maior fator de atração de visitantes para Campo Grande, segundo o Observatório de Cultura e Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). No Brasil, aproximadamente 25,3% dos turistas são motivados por negócios, o segmento é responsável por 4,3% do Produtor Interno Bruto (PIB).
Para Melissa Tamaciro, presidente do Campo Grande Destination, entidade que tem por objetivo captar eventos e fomentar negócios para a cidade, o trabalho voltado ao Turismo de Evento e Negócios representa um fator de geração de renda não somente para o município em questão, mas para toda a região em que ele está inserido.
“De um lado temos esse turista impactando diretamente no crescimento econômico local e, do outro, inúmeras empresas de micro, pequeno e grande portes gerando emprego e renda de maneira mais distribuída e ramificada na cidade”, ressaltou.
Considerado exponencial para o setor, o Turismo de Eventos e Negócios possui um grande potencial para impulsionar a economia e a demanda turística nas regiões onde é realizado. Os turistas que visitam os destinos a trabalho apresentam gasto médio três vezes maior que os demais e ainda tendem a retornar com a família e amigos. Com calendário diversificado, esses eventos também garantem renda aos destinos na baixa temporada.