Tribunal de Justiça de MS distribui 800 mudas no Dia da Árvore
Por Redação Publicado 22 de setembro de 2017 às 14:00

Para comemorar a importância do Dia da Árvore, comemorado todo dia 21 de setembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul realizou uma ação em prol da natureza. Com uma programação especial, foram distribuídas, das 11 às 16 horas, no saguão do Palácio da Justiça, 800 mudas: 300 de paineiras, 300 de jenipapos e 200 de ipês amarelos. O viveiro do TJMS também esteve aberto ao público, com um jardineiro para ensinar e dar dicas de como plantar e cultivar as mudas. A iniciativa está de acordo com o Plano Estratégico da Corte em estar comprometida com a responsabilidade socioambiental.

Simbolizando a preocupação da administração do Poder Judiciário de MS com a preservação da natureza, como ato final deste dia, o Des. João Maria Lós, representando o presidente do TJMS, Des. Divoncir Schreiner Maran, plantou uma muda de Aroeira, bem na fachada do Tribunal de Justiça. Também participaram deste ato o diretor-geral do TJMS, Marcelo Vendas Righetti, e a diretora da Secretaria de Bens e Serviços, Larissa de Almeida Fagundes.

O Des. João Maria Lós lembrou da importância do Parque dos Poderes, onde está o Tribunal de Justiça. Uma região densamente arborizada e que mantém a mata típica do cerrado. “A pessoa que vem ao nosso Tribunal fica encantada, seja pela vegetação, pela mata nativa ou pelos animais que aqui vivem. É muito importante, neste Dia da Árvore, com o plantio e distribuição destas mudas, conscientizar a todos quanto à preservação e conservação ambiental”, disse.

Dentro do TJMS existe um viveiro de mudas, um projeto que alia preservação ambiental com economia de recursos. As plantas ali cultivadas são para uso do Poder Judiciário, dispensando a compra, como explica a diretora da Secretaria da Bens e Serviços, Larissa de Almeida Fagundes, idealizadora da ação de hoje. Ainda segundo ela, no local é feito o adubo orgânico, com o resto de folhas, galhos e pó de café usado, que também é utilizado no plantio dentro do Tribunal.

“Esta ação foi um sucesso pois conseguimos doar todas as 800 mudas, tanto para nossos servidores e magistrados, como para advogados que hoje passaram por aqui. E como a adesão foi muito grande, pretendemos estender, no ano que vem, esta ação para o Fórum e para o Cijus”, explicou Larissa, que chamou a atenção para o motivo de as pessoas quererem as mudas.

“O interessante é que as pessoas contam que querem a muda para plantar numa chácara, em casa e até em praças e escolas. E isto é muito importante, de ver que as pessoas estão motivadas para a preservação ambiental” disse.

Todas as 800 mudas de paineiras, de jenipapos e de ipês amarelos foram doadas pela empresa de saneamento Águas Guariroba.

Divulgação – O Poder Judiciário quer que esta ação de preservação ambiental seja efetivada. Por isto, as pessoas que retiraram sua muda, neste Dia da Árvore, podem enviar fotos plantando sua árvore, mostrando onde a natureza será renovada. Basta encaminha a foto para o e-mail imprensa@tjms.jus.

As fotos serão publicadas no site e nas redes sociais do Tribunal de Justiça.