Toyota, Nissan e Honda se unem em investimentos para carros não poluentes
Por Redação Publicado 4 de julho de 2015 às 01:19
Executivos de grandes montadoras do Japão em uma conferência de imprensa

Montadoras japonesas investirão um total de 40 milhões de dólares para auxiliar as empresas que operam estações de recarga de hidrogênio.

A Toyota, Nissan e Honda, três grandes montadoras japonesas, estão trabalhando juntas para que mais carros movidos a hidrogênio estejam nas ruas, no que elas chamam de “grande empurrão do Japão” em direção a uma sociedade do hidrogênio.

Veículos movidos com célula de combustível são considerados veículos com emissão zero de poluentes porque o único subproduto do hidrogênio consumido é a água.  Esses automóveis funcionam graças à reação química do hidrogênio com o oxigênio, e só emitem vapor de água.

Executivos de grandes montadoras do Japão em uma conferência de imprensa

Executivos de grandes montadoras do Japão em uma conferência de imprensa

As três grandes montadoras querem ajudar a a aliviar a sobrecarga financeira das operadoras de estações de hidrogênio. Os custos de construção e tarifas de operação são altos e, até agora, somente 23 estações de hidrogênio abriram no Japão. Centenas delas estão em planejamento.

A preocupação sobre a escassez de combustíveis fósseis afeta muitas nações, principalmente o Japão.

Kiyotaka Ise, executivo da Toyota, disse que a criação de mais estações de hidrogênio é essencial para promover os carros movido a célula de combustível. Segundo ele, a indústria automobilística deve se unir para melhorar tal infraestrutura.

Fonte e imagem: Yomiuri, NHK