Tite convoca a Seleção para Eliminatórias; time é a base da Copa de 2018
Por André Farinha Publicado 10 de agosto de 2017 às 11:30
Tite dá chance a Cássio e Luan em duelos contra Equador e Colômbia (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

O técnico Tite apresentou nesta quinta-feira (10) a lista dos jogadores que irão disputar os dois próximos jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, contra a Colômbia e o Equador. Entre as novidades da convocação, destaque para o goleiro Cássio, do Corinthians, e do meia-atacante Luan, do Grêmio. Também estão entre os nomes o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, o meia Philippe Coutinho, do Liverpool, e o atacante Taison, do Shakhta.

Da última lista, foram deixados de fora o meia Diego, do Flamengo, e o atacante Diego Souza, do Sport. Nesta nova convocação, o time conta com quatro atletas atuando no futebol nacional, sendo dois pelo Corinthians, um pelo Grêmio e outro no São Paulo. Dos estrangeiros, o PSG tem quatro chamados, Manchester City teve três, Real Madrid e Liverpool, dois cada, e um no Shakhtar, Chelsea, Zenit, Beijing Guoan, Guangzhou Evergrande, Atlético de Madrid, Inter de Milão e Roma.

Na coletiva de imprensa, o treinador Tite deixou bem claro que o elenco chamado hoje é a base do time que deverá disputar a Copa do Mundo no próximo ano. “Essa convocação é a preparação para a Copa do Mundo. É uma simulação de Copa do Mundo. Essa base está credenciada à uma chamada final.”, destacou. A Seleção já está classificada para o mundial da Rússia.

Neste sentido, o comandante emendou que as portas para novos jogadores ainda estão abertas. “Eu não posso fechar as portas para o Douglas (ex-Vasco), do Richarlison (ex-Fluminense). Não dá para fechar para o Arthur (do Grêmio). Eu não posso abrir mão do Diego Souza, do Gil, de Felipe, de Diego, de Douglas Costa, Rodriguinho… Todos esses jogadores estão em altíssimo nível.”, completou.

Tite também destacou que ‘só com talento’ não se vence uma competição. “Eu tenho uma pressão em fazer uma equipe jogar bem. Tem que ser competitivo e ter qualidade. A grande contribuição que o atleta europeu recebe, por vezes é por cunho tático, mas é de senso competitivo. Ele tem que participar sem bola. Neymar é um exemplo próprio. Coutinho também. São talentosos, mas não abrem mão de competir. Essa mensagem passo para todos os brasileiros. Só talento não vence, não ganha título, não ganha Copa.”.

Segundo as informações, 189 jogos foram vistos no estádio pela comissão técnica: 120 no Brasil e 69 no exterior. A Seleção enfrentará o Equador no dia 31/8, às 21h45 (DF), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e a Colômbia, no dia 5/9, às 17h30min (DF), em Barranquilla (COL). No meio tempo, o Brasil fará ainda um treino aberto na Arena da Amazônia, no dia 2/9, após o duelo contra o Equador.

onfira a lista completa:

Goleiros: 
Alisson (Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Manchester City)

Zagueiros: 
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Thiago Silva (PSG)

Laterais: 
Daniel Alves (PSG)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)

Meias: 
Casemiro (Real Madrid)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Willian (Chelsea)
Luan (Grêmio)
Giuliano (Zenit)

Atacantes: 
Taison (Shakhtar)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Neymar (PSG)
Roberto Firmino (Liverpool)