Tite aproveita amistoso para manter esquema e observar novos jogadores no elenco
Por André Farinha Publicado 8 de junho de 2017 às 20:34
No treino, o técnico Tite gesticulou, orientou os jogadores do selecionado brasileiro (Foto: Mal Fairclough/AFP)

vaga na Rússia já foi garantida. A segunda fase da era Tite na seleção brasileira, aberto nesta sexta-feira (9) diante da Argentina de Jorge Sampaoli, coloca o treinador diante do que é historicamente um desafio em sua carreira: praticar o desapego. O amistoso será em Melbourne, na Austrália, a partir de 6h05 (MS).

O período que se inicia é descrito por Tite como de testes e observações para qualificar o elenco – sete titulares, entre eles Neymar, não foram chamados. Assim, o treinador abre espaço para reservas e novatos em jogo de alto nível técnico, com o objetivo de elevar a força do grupo como um todo. Quase unanimidade no cargo, Tite precisará fazer descartes, algo já considerado uma fraqueza em ao menos dois momentos de sua vitoriosa carreira.

Em outros ciclos de Copa do Mundo, sobretudo com Dunga em 2010, a seleção viu jogadores de confiança caírem de produção nos meses que antecederam o Mundial, mas que ainda assim seguiram no grupo em razão da história que tinham construído. Na África do Sul, foram os casos de atletas como o atacante Nilmar, o meia Júlio Baptista, o volante Josué e o goleiro Doni, entre outros. Fechar o grupo com antecedência, historicamente, é um risco.

Tite, particularmente, se mostra aberto a novidades em um primeiro momento. Apesar do desempenho perfeito, com oito vitórias em oito jogos nas Eliminatórias, sabe que tem pouco tempo de cargo e não fez tantas experiências. Além de reservas pouco experimentados como Weverton, Thiago Silva e Willian, titulares nesta sexta, leva ao banco novatos como Alex Sandro, David Luiz, Rodriguinho, Douglas Costa e Diego Souza. A competição foi aberta.

Além de amistosos até a Rússia, como um já agendado duelo com a Alemanha para 2018, o Brasil tem mais quatro jogos de Eliminatórias para fechar seu caminho. Certamente alguns desses momentos serão utilizados para medir a força do grupo como um todo. A pergunta é se Tite, na hora H, será capaz de abrir espaço para novatos em troca dos jogadores que conseguiram o objetivo principal: a vaga na Copa.

FICHA TÉCNICA

BRASIL x ARGENTINA

Local: Melbourne Cricket Ground, em Melbourne (Austrália) Hora: 6h05 (MS)

Arbitragem: Chris Beat, auxiliado por Nathan MacDonald e Paul Cetrangolo (todos Austrália)

BRASIL: Weverton; Fagner, Thiago Silva, Gil e Filipe Luís; Fernandinho; Coutinho, Paulinho, Renato Augusto e Willian; Gabriel Jesus. Treinador: Tite.

ARGENTINA: Romero; Otamendi, Maidana e Mercado; José Luis Gómez, Lucas Biglia e Éver Banega; Messi, Paulo Dybala e Ángel Di María; Gonzalo Higuaín. Treinador: Jorge Sampaoli.