Ter foco, estudar e meditar ajudam a manter o cérebro e memória em dia
Por Redação Publicado 12 de novembro de 2015 às 17:00

Sua memória já te pregou peças?
Quando a gente menos espera ela pode falhar.

A cabeça guarda tanta informação que quando a gente menos espera a memória falha. Para conversar sobre essas falhas do cérebro, o Bem Estar convidou o psiquiatra e consultor Daniel Barros e o neurocientista Rogério Panizzutti.

Ter foco, ler, estudar e meditar são meios de manter o cérebro em dia, assim como a memória. Da mesma forma que exercitamos o corpo temos que exercitar a mente. Também é importante manter os sentidos aguçados. A visão e audição, por exemplo, ajudam a lembrar das informações.

E por que a memória falha? De acordo com o psiquiatra Daniel Barros nosso cérebro funciona, em geral, no modo econômico. Na hora de lembrar, ele recorre a uma rede de informações e reconstrói o que ocorreu. Também somos influenciados pelo estado de atenção, estresse, relevância dos fatos e outros fatores.

Às vezes a memória nos prega peça e temos um bloqueio, o famoso branco na mente. Isso acontece muito quando precisamos lembrar o nome de alguém. Uma das explicações é a dificuldade de associar nomes de pessoas a conceitos, diferentemente do que ocorre com objetos.

Fonte: Bem Estar