Temporal pode atingir regiões centro-sul e oeste de MS
Por André Farinha Publicado 18 de maio de 2017 às 21:27
Imagens de satélite mostram formação de temporal sobre a região centro-sul do Brasil (Foto: Climatempo.com/Reprodução)

O site de meteorologia Climatempo.com emitiu um alerta, na noite desta quinta-feira (18), para a região Centro-Sul do Brasil, incluindo o Estado de Mato Grosso do Sul. Segundo a informação, as condições meteorológicas estão muito favoráveis para a formação de grandes áreas de instabilidade entre a quinta e sexta-feira (19).

Os meteorologistas apontam que até a noite desta quinta-feira as nuvens se espalham por praticamente toda a Região Sul, no estado de SP e centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul. O site aponta para o risco de chuva forte com raios e rajadas de vento que podem superar 60 km/h.

Na sexta-feira (19), ainda há alerta de tempo severo (chuva forte e volumosa, raios e ventania) para o Sul do país, São Paulo, Mato Grosso do Sul e também para o Rio de Janeiro, Sul de Minas e Triângulo Mineiro. Há risco para alagamentos e queda de árvores.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou o alerta para risco de temporal na região centro-sul do Brasil. Segundo a nota “Iniciando em: 18/05/2017 11:00. Risco de queda de galhos de árvores e leves alagamentos, pequenos estragos. Ventos entre 11 e 16 m/s (40 e 60 Km/h), Chuvas Intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e granizo”, diz o comunicado.

O aviso foi classificado como ‘Risco Potencial’ para as áreas: Leste Sul-Mato-Grossense, Campinas, Bauru/Araraquara/Piracicaba, Itapetininga, Ribeirao Preto, Araçatuba/São José Do Rio Preto, Sorocaba/Brangança Paulista, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul/Baixada Santista/Vale do Ribeira, Presidente Prudente/Marília/Assis, Sul E Sudoeste Sul-Mato-Grossense, Pantanal Sul-Mato-Grossense, Centro Norte Sul-Mato-Grossense.

O órgão repassou algumas orientações para a população se proteger do temporal, confira as dicas:

Abrigue-se da chuva torrencial que poderá estar acompanhada de granizo e causar inundações.

Não se abrigue debaixo de árvores, nem em frágeis coberturas metálicas, pois há riscos de quedas.

Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e o gás.

Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.

Revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado.

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento).

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).