
Com o avanço da tecnologia e a criação de novos mecanismos para a comunicação, como aplicativos de troca de mensagens instantâneas, o número de linhas fixas de telefone reduz cada vez mais ano após ano no Brasil. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que, nos últimos 12 meses, o país perdeu 1,5 milhão de linhas fixa de telefonia e não existe nenhuma estimativa para a recuperação destas.
Apenas em Maio, a telefonia fixa registrou uma redução de 75.357 mil linhas em operação em todo o país. As empresas autorizadas perderam 2.277 linhas (queda de 0,01%) linhas e as concessionárias, 73 mil (menos 0,3%) de Abril para Maio deste ano.
Nos últimos 12 meses, do 1,5 milhão de linhas perdidas, pouco mais de 479 mil foram das empresas autorizadas (queda de 2,75%) e 1,07 milhão das empresas que têm concessão pública dos serviços (redução de 4,2%).
Entre as prestadoras, em todo o país, a Oi apresentou a maior queda no total de linhas de telefonia fixa, com 713,27 mil a menos nos últimos 12 meses, seguida da Vivo, com menos 378,38 mil linhas.