Foi aberta na noite de terça-feira (29), na Assembleia Legislativa, a 4º Semana Estadual do Jovem Empreendedor. O evento ficou marcado pelo show e palestra proferido pelo mágico e ilusionista Henry Vargas, com o tema ‘Empreender é Inovar’. Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, destaque para o secretário Nacional da Juventude, Assis Filho.
A Semana levará talk-shows, apresentará cases de sucesso e entregará os troféus do ‘Jovem Empreendedor’ em três cidades do Estado: Chapadão do Sul, Campo Grande e Ponta Porã. O objetivo da Semana do Empreendedor é mostrar aos jovens as inúmeras possibilidades de empreender. A proposição é do deputado Marcio Fernandes (PMDB).
“O meu principal objetivo é fazer com que os jovens conheçam a realidade do empreendedorismo. É mostrar que existem alternativas que podem ser viáveis tanto de satisfação pessoal, como financeiramente. E contando as histórias de sucesso é muito mais prático e pode assim despertar o interesse, vendo que jovens como eles, tiveram uma ideia e colocaram em prática, é uma maneira de encorajá-los a empreender também”, declarou o deputado Márcio Fernandes.
A primeira cidade a receber os eventos será Chapadão do Sul, na noite desta quarta-feira (30). A programação tem início às 19 horas, com a palestra do ilusionista Henry Vargas, seguido por pitches empreendedores e, às 20h30min, mais uma palestra, esta com o tema ‘O Empreendedorismo e o Agronegócio’, proferida por Vidal Subtil de Oliveira Neto. A noite será encerrada com a entrega dos troféus.
De acordo com a programação, na quinta-feira (31) a Semana do Jovem Empreendedor retorna à Assembleia Legislativa para sediar a Sessão Solene de Entrega do Troféu Jovem Empreendedor 2017. Na sexta-feira (1º), a cidade de Ponta Porã receberá o evento, no Centro Internacional de Convenções. A programação tem início às 19h, com a palestra de Henry Vargas, seguida por cases de sucessos locais e pela entrega do Troféu Jovem Empreendedor.
Abertura
Presente na solenidade de abertura da Semana Estadual do Jovem Empreendedor, o secretário nacional da Juventude, Assis Filho, frisou que eventos como este são oportunidades para os jovens. “Somos o país que mais tem jovens e temos a necessidade de apontar caminhos para eles. O empreendedorismo é uma possibilidade para este jovem que quer muito mais do uma estabilidade por intermédio de um concurso público”.
Já o gerente de fomento ao empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedesc), Marcos Silva, reforçou a importância do evento. “Atividades como esta incentivam e promovem condições para que a juventude possa empreender”.
A solenidade de abertura apresentou casos de sucesso da Progebil, o Sistema de Acompanhamento Estudantil (SAE), da Escola Estadual Odete Inês Restell Vilas Boas, do Município de Nioaque, Todesco Publicidade, BF/MS Tereré na Bota e EXP Bruger.
O palestrante da noite, Henry Vargas, é um dos nomes de destaque no empreendedorismo jovem no país. “Meu objetivo é plantar uma semente aqui e essa iniciativa do deputado merece aplausos”, constatou. Segundo ele, o poder do empreendedor tem a ver com a nossa programação mental. “Todo o pensamento de maneira diferente é o primeiro ponto para mudar. O pensamento tem o poder de mudar nossas ações, porque pode mudar nossa forma de pensar”.
O palestrante enfatizou também que as tecnologias geram mais valor na vida das pessoas. “Entendam o que uma ideia pode causar na vida das pessoas. O sentido de empreender é o engajamento, a experiência e a conexão com o consumidor. E ainda reforço que para empreender são necessários três princípios: singularidade, conexão e propósito. A transformação é a melhor mudança que podemos fazer para as pessoas. E lembrem-se que o sentido de empreender também é preserverar. Permanecer na missão, no sonho, no seu propósito”.