SolarReserve leva tecnologia líder mundial de energia solar de carga base para o Chile com o projeto de energia solar Copiapo
Por Redação Publicado 9 de janeiro de 2015 às 18:11

tecnologia

SolarReserve leva tecnologia líder mundial de energia solar de carga base para o Chile com o projeto de energia solar Copiapo

SANTIAGO, Chile, 9 de janeiro de 2015 /PRNewswire/ — A SolarReserve, a líder do setor em soluções integrais (24 horas por dia, 7 dias por semana) de energia solar de carga base e tecnologia solar térmica avançada, hoje anunciou a expansão de suas atividades no Chile com uma linha de 800 megawatts (MW) de projetos de energia solar em desenvolvimento, incluindo o projeto solar Copiapo. Utilizando a tecnologia solar térmica própria da SolarReserve para armazenamento de energia, o Copiapo será a primeira unidade do seu tipo no Chile e será a maior planta de energia solar do mundo capaz de fornecer energia de carga base 24 horas por dia confiável, limpa, sem interrupção. A tecnologia do projeto será baseada no bem sucedido projeto Crescent Dunes, nos EUA, da SolarReserve, cuja construção está concluída, atualmente entrando em comissionamento. Em fase final de desenvolvimento, o projeto Copiapo será compreendido de 2 torres de energia solar térmica com capacidade de armazenamento, combinado com fotovoltaicos solares (PV). Este conceito híbrido vai maximizar a produção da unidade, fornecendo mais de 1.700 gigawatt-horas (GWh), anualmente, enquanto ao mesmo tempo oferece um preço de energia altamente competitivo. Ele vai produzir até 260 MW de firme energia de carga base, o que é fundamental para o setor da mineração, operando em um fator de alta capacidade e percentual de disponibilidade igual ao de uma planta de energia acionada por carvão.

“Dadas a escalação e a incerteza dos preços dos combustíveis fósseis, a energia solar com armazenamento faz mais do que sentido ambiental – ela faz sentido econômico para o Chile e seu importante setor da mineração”, disse Kevin Smith, CEO da SolarReserve. “A tecnologia própria de armazenamento de energia solar térmica da SolarReserve, líder da indústria, tornou a energia solar competitiva com fontes convencionais de energia no Chile, mas sem as emissões danosas associadas e sem volatilidade de preços dos combustíveis fósseis”.

“A SolarReserve é a líder em sistemas de torre de energia de sal fundido financiáveis e comercialmente testadas e será capaz de levar importantes bancos internacionais e chilenos a apoiarem o financiamento do projeto, dado o nosso histórico comprovado”, disse Tom Georgis, vice-presidente sênior de desenvolvimento da SolarReserve. “A empresa já organizou com êxito o financiamento de dois projetos de energia solar termal escalável com torre de armazenamento de sal similar ao Copiapo: o projeto Crescent Dunes, de 110 MW, nos EUA, e o projeto Redstone, de 100 MW, na África do Sul”.

A planta de energia solar Crescent Dunes de 110 MW da SolarReserve, situada em Nevada, é a primeira unidade do mundo em escalas de serviços públicos a apresentar capabilidades avançadas de armazenamento de energia em torre de sal fundido. O projeto, cuja construção foi concluída e atualmente está na fase de comissionamento, deve iniciar suas operações integrais no início de 2015 e será a única torre de energia de sal fundido operando em escala pública no planeta. O Crescent Dunes vai gerar mais de 500.000 megawatt-horas por ano e inclui 10 horas de armazenamento de carga total de energia.  Essa produção anual é mais do que o dobro da de outras tecnologias por MW de capacidade, tal como fotovoltaicos (PV) ou solar térmica direta, de vapor. A tecnologia de armazenamento desenvolvida pela SolarReserve também elimina a necessidade de qualquer reserva de combustíveis fósseis, como gás natural, que são necessários com outras tecnologias de energia solar para manter o sistema operando em tempos de reduzidos recursos solares. A maior empresa pública de energia elétrica de Nevada, a NV Energy, vai comprar 100% da eletricidade gerada pelo projeto Crescent Dunes, segundo um acordo de compra de energia com duração de 25 anos, e deve designar o projeto para produzir eletricidade gerada por energia solar até à meia-noite de modo a atender seus períodos de pico de demanda de energia.

Somente em dezembro passado, o Departamento de Energia da África do Sul (DOE) escolheu o projeto Redstone100 MW da SolarReserve, em sua mais recente rodada de projetos de energia solar. O projeto Redstone foi proposto dentro do Programa de Aquisição de Produção Independente de Energia Renovável do DOE da África do Sul, ao mais baixo custo de fornecimento de eletricidade de qualquer projeto de concentração de energia solar na África do Sul até o presente momento. O primeiro de seu tipo na África, o projeto de energia solar térmica Redstone apresenta a tecnologia de armazenamento de energia de sal fundido, numa configuração de torre, com capacidade de suportar a demanda da África do Sul por energia quando ela é mais necessária – dia e noite. O projeto de 100 MW com 12 horas de armazenamento de energia de carga plena será capaz de seguramente fornecer um suprimento estável de eletricidade para mais de 200.000 lares sul-africanos, durante períodos de demanda de pico, mesmo depois de o sol ter se posto. Alimentado completamente pelo sol, sem necessidade de reserva de combustível, o projeto também apresenta a refrigeração a seco do ciclo de geração de energia como um elemento importante para minimizar o uso de água. O projeto deve alcançar o fechamento financeiro ao final de 2015 e começar suas operações no início de 2018.

“Através de seu bem-estruturado e completo Programa de Aquisição de Produção Independente de Energia Renovável, a África do Sul fez uma chamada por soluções de energia renovável que estabelecem um alto patamar, com exigências rigorosas para projetos licitando junto ao programa, incluindo a garantia de 100% da dívida do projeto e financiamento de capital”, acrescentou Kevin Smith. “A oferta especificamente contrata energia solar concentrada, com armazenamento. A SolarReserve foi a única entidade capaz de atender a todas as exigências para ofertar com tecnologia de armazenamento de energia de sal fundido numa configuração em torre – o que ainda determinou a SolarReserve como a líder do setor nesta tecnologia”.

Sobre a SolarReserveA SolarReserve, LLC – com sede em Santa Monica, Califórnia, é uma importante desenvolvedora de projetos de energia solar de escala de serviço público e tecnologia solar térmica avançada, com mais de US$ 1,8 bilhão de projetos em construção e em operação no mundo todo. A experiente equipe de profissionais de projetos de energia da SolarReserve montou um amplo portfólio mundial de desenvolvimento de 5.000 MW em projetos de energia solar de grande escala. O portfólio diversificado de projetos de energia solar da empresa compõe-se de tecnologia solar térmica avançada (CSP), tecnologia fotovoltaica (PV) e soluções híbridas (CSP combinada com PV) que podem proporcionar energia com custo competitivo em relação às fontes de energia convencionais, incluindo projetos que podem fornecer energia solar de confiança 24 horas por dia.

Além de sua sede nos EUA, a SolarReserve possui escritórios no Chile, África do Sul, Turquia, Espanha, Austrália e nos Emirados Árabes Unidos, com atividades em andamento no Oriente Médio, Austrália, China, Índia e América Latina.

Para mais informações: www.solarreserve.com Contato de mídia: Mary Grikas, SolarReserve, Mary.Grikas@SolarReserve.com

To view the original version on PR Newswire, visit:http://www.prnewswire.com/news-releases/solarreserve-leva-tecnologia-lider-mundial-de-energia-solar-de-carga-base-para-o-chile-com-o-projeto-de-energia-solar-copiapo-300017557.html

FONTE SolarReserve

ZapNews : Aqui a notícia é rápida!
SolarReserve leva tecnologia líder mundial de energia solar de carga base para o Chile com o projeto de energia solar Copiapo
Fonte: ZapNews