Sobrinho pede doação de sangue O+ para tia internada com anemia
Por Redação Publicado 10 de janeiro de 2017 às 14:18

Cleusa Alves Vieira, de 48 anos, está internada há mais de 20 dias

Cleusa Alves Vieira, de 48 anos, costureira, está internada desde o dia 20 de dezembro no Hospital Universitário com forte anemia.

Tiago Fabrício Alves Marques, sobrinho de Cleusa, pede para quem puder fazer doação no Hemosul, em nome da tia, a tipagem dela é O positivo.

Na Capital, as doações podem ser feitas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h ao 12h no Hemosul da Avenida Fernando Corrêa da Costa. Também é possível realizar a doação na Santa Casa, que funciona de segunda a quinta-feira das 7h às 11h e das 13h às 16h.

Para doar sangue é necessário estar bem alimentado, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura no dia da doação. É preciso levar um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal) e com peso mínimo de 55kg. A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Fonte: Correio do Estado