De acordo com o site “New Scientist”, pesquisadores estão em busca de suportes para sustentar a internet. Com um crescimento acelerado as fibras óticas estão prestes a entrarem em colapsos.
Cientistas se reuniram na Royal Society, em Londres, e comentaram sobre as possibilidade de expansão e destruição da rede. A capacidade informacional das fibras será superada em pouco tempo. Estima-se que em cinco anos atingiremos o tal número, que é o envio de 100 terabits por segundo em dados.
A dificuldade estaria em sistemas como YouTube e Netflix, que exigem um tráfego intenso de dados e são cada vez mais consumidos.
Os pesquisadores já utilizaram muitos “truques” da ciência para manter o ritmo. Normalmente o sinal era sempre amplificado aumentando a potência dos feixes de luz transmitidos pela fibra óptica. Porém o limite que pode ser transmitido sem comprometer o equipamento (e o funcionamento da internet) está próximo de ser atingido.
Uma das soluções encontradas pelos cientistas seria bombardear os cabos atuais até além do limite e descobrir como recuperar os dados do outro lado da conexão. Outra ideia é utilizar novas fibras com núcleos múltiplos capazes de enviar mais dados.
Fonte: Booby/Tecnologia