
Com o compromisso de atender a todos os servidores da Casa de Leis do Estado, bem como os efetivos, comissionados e até mesmo os aposentados, o servidor João Moreira foi eleito novo presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Sisalms). Ele substitui o servidor Naylor Vargas Marcondes de Souza. O pleito da entidade representativa aconteceu na sexta-feira (29), com 850 filiados aptos a votar.
Moreira é servidor efetivo há 36 anos e era diretor jurídico nesta última administração. O servidor foi um dos fundadores da entidade, inclusive, foi o primeiro presidente, eleito em 1989. João Moreira também ocupa o cargo de presidente da Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estadual e do Distrito Federal). Neste novo mandado, seu principal compromisso de trabalho é reformar o estatuto dos servidores.
“Todos os servidores serão beneficiados com a nossa chapa, tanto efetivo, como comissionado e aposentado. Nossa meta é essa e vamos cumprir e isso que nós pregamos aqui nos corredores durante a eleição. Realmente, não tem divisão dos funcionários, tem união, tanto que o nome da nossa chapa é ‘União e Compromisso, Juntos Somos Fortes’, então estamos nos unindo agora e o compromisso é de aprovar nossas propostas e realmente avançar”, declarou Moreira.
A votação
A chapa encabeçada por João Moreira recebeu 284 votos, enquanto que a chapa liderada por Delson Robney Viana somou 192 votos. Também foram registrados sete votos em branco e oito nulos. A votação ocorreu das 8h30 às 16h. “Foi uma eleição que demonstrou a participação dos servidores e desejo que a nova diretoria possa atender os interesses de todos nós”, destacou Jorge Cárceres, presidente da Comissão Eleitoral.
A nova gestão da Sisalms ficará no cargo durante o biênio 2017/2019. O vice-presidente eleito é Marcelo Ortiz e o tesoureiro Edival Melo da Silva. Segundo as informações, a entidade tem disponível hoje no seu caixa uma potência de R$ 26 mil, além de dois carros e uma ambulância. O Sindicato tem sede própria e está localizado na Rua Nicolau Fragelli, 222, no Bairro Amambai.
Também é de responsabilidade da presidência participar de congressos sindicais com as outras Assembleias Legislativas do País; indicar dois membros para a diretoria e Conselho Fiscal da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems); participar do Conselho Sindical da Cassems; entre outras demandas em prol do servidor estadual do Legislativo.
O trabalho de ser presidente do Sisalms é voluntário, ou seja, não há qualquer remuneração a mais pelo cargo. Por outro lado é o mandato classista, com benefício de que o servidor não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.