Brasil derrota os EUA e chega a primeira decisão pós-Bernardinho
Por André Farinha Publicado 7 de julho de 2017 às 16:45

A seleção brasileira está na final da Liga Mundial de Vôlei. A equipe conseguiu a vaga depois de vencer os Estados Unidos por 3 sets a 1, parciais de 25-20, 23-25, 25-20 e 25-19.

O Brasil aguarda o duelo entre a França e o Canadá para conhecer seu adversário na decisão. Os franceses foram eliminados pelos brasileiros na fase de grupos dos Jogos Olímpicos há um ano.

Caso conquiste o título, essa será a primeira taça de Renan Dal Zotto no comando da Seleção Brasileira. O Brasil não fica no lugar mais alto do pódio na competição desde 2010, quando conquistou o torneio em Córdoba.

Há um ano, antes dos Jogos Olímpicos, o Brasil chegou a ser finalista da Liga Mundial, mas acabou perdendo a decisão para a Sérvia.

A distribuição feita pelo levantador e capitão da seleção brasileira foi decisiva no primeiro set. Sem pontos de bloqueio, todos os atacantes tiveram de jogar com os passes de Bruninho. Os americanos também ajudaram com dez erros.

Os erros dos americanos diminuíram no segundo set. Com isso, a dificuldade ficou maior para a Seleção Brasileira. O bloqueio só foi pontuar no 20º ponto da equipe na parcial, quando os Estados Unidos estavam próximos de fechar o set.

Renan passou a usar os dois líberos durante a partida. Quando chegava na posição de um sair, o outro entrava. A tática surtiu efeito e o sistema defensivo brasileiro ficou mais equilibrado e errou menos. Ele foi ajudado pela melhora no desempenho de bloqueio também. Foi a primeira vez que Tiago Brendle foi usado na fase final do torneio.