Por Joelma Aparecida Belchior da Silva
Ponta Porã (MS) – A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) doou 100 revólveres calibre 38 para a Guarda Civil Municipal de Ponta Porã. A doação foi efetivada por meio da Polícia Militar, já que as armas pertenciam à carga da instituição e foram substituídas por pistolas. A solenidade foi realizada na sexta-feira (13), no Centro Internacional de Convenções, em Campo Grande.
A solenidade de doação contou com a presença do titular da Sejusp, secretário Sílvio Maluf, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, e do prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais. Em seu discurso o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado destacou que o combate e repressão à todos os crimes e não apenas ao narcotráfico, estão entre as prioridades do Governo do Estado.
“Por isso parcerias como esta que firmamos hoje com a Guarda Municipal de Ponta Porã são importantes, além disso, vamos praticar dobrar o número de policiais militares do 4º Batalhão, com a formação de mais de 130 soldados que começam a trabalhar nas ruas já em março, combatendo juntamente com as outras forças além do narcotráfico, os homicídios, os roubos e os furtos que são crimes que muito afligem a população. Em paralelo, solicitamos a permanência da Força Nacional de Segurança que continuará atuando no município de Ponta Porã”, lembrou o secretário Maluf, que destacou ainda que a segurança na fronteira é uma das prioridades do novo Governo.
O comandante-geral da Polícia Militar falou sobre a importância da integração de todas as forças para a segurança pública do Estado. “Por estar localizado na fronteira com o Paraguai, o município de Ponta Porã tem uma das maiores populações flutuantes do Estado, o que aumenta a demanda por serviços públicos essenciais, como a segurança pública e uma forma de atendermos com qualidade aos cidadãos é unirmos esforços e essa doação de armas que estamos fazendo mostra que estamos seguindo esse caminho, que certamente trará muitos resultados positivos a todos”, frisou o coronel Oliveira.
O prefeito Ludimar Novais lembrou em seu discurso que o desafio de melhorar a segurança pública em Ponta Porã começou logo que assumiu a Prefeitura em 2013. “Criamos a primeira Secretaria Municipal de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul e convidamos para gerenciar a pasta, Valério Azambuja, hoje comandando a segurança no âmbito do município de Campo Grande. Além do importante trabalho desenvolvido pelo Azambuja contamos ainda com o apoio da Sejusp, da Polícia Militar, da Polícia Federal que nos cedeu viaturas, da Justiça Federal que doou o imóvel para instalação da sede da Guarda Municipal. É um esforço do nosso governo, mas que tem o apoio de várias instituições”, lembrou.
Também presente na solenidade, o secretário municipal de Segurança de Ponta Porã, Ulisses César Alcarás, disse que a data de recebimento das armas doadas pela Polícia Militar passa a ser um dia histórico para a cidade. “A PM sempre foi uma grande parceria da Guarda Municipal, sendo responsável pela capacitação dos nossos vigias que hoje exercem a função de Guardas Municipais. A segurança pública é um desafio que iremos priorizar e tratar com muita seriedade e responsabilidade”, destacou.
Marcaram presença na entrega, guardas civis municipais, alunos soldados do 4º BPM, juntamente com o comandante, tenente-coronel Hélio Gauto, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Marcelino Nunes, vereadores, o comandante do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado Marechal Dutra, tenente-coronel Hélcio Botelho, o delegado regional da Polícia Civil de Ponta Porã, Clemir Vieira Júnior.
FONTE: Noticias.ms.gov
ZapNews : Aqui a notícia é rápida!
Fonte: Segurança Pública doa 100 armas para Guarda Municipal de Ponta Porã