Em Brasília para o 33º Congresso de Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o secretário municipal de Saúde Pública, Marcelo Vilela, estará reunido com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante a manhã desta quinta-feira (13). O encontro servirá para que o representante da Prefeitura Municipal possa tentar atrair recursos federais para investir no Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.
A reunião tem por objetivo discutir a liberação de recursos e alternativas de financiamento para a Saúde, entre outros temas importantes para a gestão do SUS. Vilela está desde a quarta-feira (12) em Brasília e foi um dos secretários escolhidos para participar da reunião com o presidente Michel Temer.
O presidente deve anunciar a liberação de recursos de vários serviços que estão emperrados há mais de dois anos, além de discutir a reformulação e necessidade de incentivo para a atenção básica e de integração dos sistemas de informação em saúde.
A gestão de custos e dos fundos municipais de saúde, cotidiano da participação da comunidade com o fim dos blocos de financiamento, assistência farmacêutica, entre outros assuntos, também devem fazer parte das frentes de discussão.