Sebrae e IMCG assinam parceria para capacitar mais de 2.700 jovens
Por Redação Publicado 14 de julho de 2017 às 12:30
Acordo firmado na tarde desta quinta-feira, na capital, é válido até 2018

O Sebrae e o Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG), por intermédio da Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio), assinaram na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, uma parceria para capacitar 2.790 mirins até o final de 2018. O acordo faz parte do programa Educação Empreendedora, do Sebrae, e foi firmado no auditório do IMCG (Rua Anhanduí, 294, Centro).

Ainda neste mês, 20 professores da instituição receberão treinamentos para repasse da metodologia, e, já em agosto, os jovens contarão em sua grade curricular com as disciplinas Crescendo e Empreendendo, direcionada ao Ensino Médio; e Empreendedorismo, voltada ao ensino profissional e dividida entre os módulos “Atitudes Empreendedoras e tipos de Empreendedorismo” e “O mundo do trabalho”.

“Acreditamos que atitudes e parcerias como essa fazem toda a diferença para o futuro dos cidadãos”, afirma Maristela França, diretora técnica do Sebrae/MS. Segundo ela, a instituição de apoio aos pequenos negócios também é uma das empresas que dão hoje oportunidades aos jovens formados no IMCG. “Temos casos de mirins que viraram funcionário, gerente e agora são empresários”.

Luiz Fernando Buainain, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio, também acredita que formar empreendedores é um caminho fundamental para o desenvolvimento do País. “É o empreendedorismo o meio pelo qual se criam negócios, emprego e renda, estimulando a economia. Se esse programa estiver em todo o estado, com certeza teremos uma geração de pessoas ainda melhor”, destaca Buainain.

“Nosso objetivo é efetivamente proporcionar ao adolescente em situação de vulnerabilidade social o empoderamento da sua condição de ser humano e trabalhador. Essa parceria garante realmente a chance para que esse jovem possa concorrer de maneira justa e com qualidade no mercado, já que hoje, infelizmente, nosso país possui diferenças sociais gritantes e não garante oportunidades iguais para todos” conclui Mairy Batista, presidente do IMCG.

Matheus Ramos da Silva, aluno do Instituto Mirim de Campo Grande, está com 17 anos, já cursa Enfermagem e sonha em empreender. “Como estou na área da Saúde, quero ter uma clínica. Então, é importante aprender a gerenciar, começar a cuidar de uma empresa”.

Educação Empreendedora

Desde 2014 em Mato Grosso do Sul, o Educação Empreendedora oferece cursos, palestras, oficinas, entre outras soluções para professores e alunos do Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior.

Mais da metade (35) dos municípios do estado já recebeu ações do programa. Ao todo, nestes quatro anos, mais de 40 mil alunos de 150 instituições de ensino foram capacitados; e atualmente, 67 escolas estão ensinando empreendedorismo em sala de aula por meio da iniciativa.

O objetivo é trabalhar características empreendedoras que ajudem estes jovens a ter o próprio negócio e também levar o espírito empreendedor para dentro das organizações. Para isso, o Sebrae firma parceria com as instituições de ensino para capacitar os professores que serão responsáveis por disseminar este conhecimento aos alunos.

Por meio das ações do programa, as escolas têm acesso a cursos que criam um ambiente favorável à inovação e criatividade, integrando alunos, professores e comunidade; e estimulando o protagonismo juvenil, para que estejam melhores preparados para o mercado.

Para aderir, basta que a instituição de ensino procure o Sebrae/MS por meio da Central de Relacionamento (0800 570 0800) e, após tomar conhecimento da proposta, assine um Termo de Adesão ao programa.