Scott Dixon não cansa de mostrar que é um piloto fora de série. Neste domingo (25), o neozelandês ignorou o domínio completo da Penske em Elkhart Lake e venceu pela primeira vez em 2017, pintando finalmente como o grande favorito ao título da temporada.
A segunda posição ficou com Josef Newgarden, que foi o piloto da Penske que teve o ritmo mais constante durante a prova toda. O americano até ensaiou uma pressão em cima de Dixon no fim, mas não teve sucesso.
Helio Castroneves largou bem da pole e fez uma boa corrida, mas perdeu a posição para Dixon por uma bandeira amarela e a de Newgarden ao entrar uma volta antes do que deveria nos boxes. De qualquer, forma, foi ao pódio e somou bons pontos no campeonato.
Tony Kanaan não viveu um fim de semana nada feliz. Depois de ser o mais lento da Ganassi nos treinos livres e na classificação, o brasileiro tocou em Alexander Rossi quando brigava pelo nono lugar da corrida e acabou dando uma pancada forte no muro.
Helio Castroneves largou bem, escapando na frente, enquanto Josef Newgarden mergulhava para superar o companheiro Will Power. Graham Rahal largou muito bem, pulando de sexto para quarto.
Alguns metros para frente, Scott Dixon recuperou a posição em cima de Rahal, com Pagenaud fazendo o mesmo segundos depois. Pouco atrás, James Hinchcliffe lutava com o carro e perdia terreno, bem como Marco Andretti, que não tinha bom ritmo.
Enquanto Power e Dixon brigavam duro pela terceira posição, Alexander Rossi e JR Hildebrand já abriam a primeira janela de paradas na volta 6, indicando que a corrida teria uma série de pit-stops.
A maior parte dos líderes entrou nos boxes na volta 13, com Newgarden ficando um giro a mais na pista. O americano, quando parou, até voltou na frente de Castroneves, mas ficou para trás rapidinho com os pneus frios. A grande novidade era Rossi aparecendo ali no meio e se posicionando entre Dixon e Power, em quarto.
Castroneves, no segundo stint, precisava cuidar mais do combustível que os rivais diretos e, por isso, já deixava Newgarden escapar e começava a cuidar das ofensivas de Dixon e Pagenaud, que vinha de pneus macios.
Newgarden começava a abrir na frente e já aparecia com 3s de vantagem para Castroneves, que tinha uma pequena folga depois de trancar a porta na cara de Dixon.
E a resposta veio na volta seguinte, quando Dixon e Newgarden pararam. O neozelandês voltou em primeiro, enquanto o americano retornou logo à frente do brasileiro, segurando os ataques de Helio mesmo com os pneus frios.
Quando todo mundo já havia parado, Dixon aparecia na frente com 2s5 de vantagem para Newgarden. Castroneves e Pagenaud vinham próximos pelo terceiro lugar, enquanto Power, Kimball, Muñoz, Hunter-Reay, Rossi e Kanaan fechavam o top-10.