Ruas escondidas ainda são território livre para motoristas ignorarem leis
Por Redação Publicado 28 de outubro de 2016 às 14:57

Ruelas atrás de shopping já é conhecida por “festival de irregularidades”

Vários flagrantes de irregularidades de trânsito foram feitos nesta sexta-feira (28) no cruzamento das ruas Paraná e José Gomes Domingues, nas imediações dos edifícios Tom Jobim e Aroeira, em Campo Grande.

A área, que fica atrás do Shopping Campo Grande, ficou conhecida por abrigar um “festival de irregularidades” de trânsito no dia (14) do mês passado, onde até uma viatura da Polícia Civil foi flagrada estacionada em local proibido. De lá para cá, pouca coisa mudou.

Hoje, por volta do meio-dia, cinco automóveis estavam estacionados de forma incorreta. Dois deles parados sobre a calçada, o que é considerada infração grave no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), com penalidade de 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 127,69, mais a remoção do veículo.

Os outros três veículos estavam estacionados em locais proibidos por sinalização horizontal, onde o meio-fio é pintado de amarelo, o que também é uma infração, segundo o CTB.

A Prefeitura de Campo Grande informa que, para coibir situações como estas, a população deve ser consciente e denunciar os infratores. Os telefones para denúncia são: 190, da Polícia Militar; 153, da Guarda Municipal, e 3314-3390, da Agetran.

O Código Brasileiro de Trânsito, no artigo 181, define estacionamento como “imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros”, ou seja, comete as infrações previstas no artigo 181 o condutor que mantém o veículo imobilizado por qualquer outra finalidade que não seja para o embarque e desembarque de passageiros, mesmo que o condutor permaneça no interior do veículo e com o motor ligado.

O CTB também preve que estacionar sobre a faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa é uma infração grave, penalizada com multa e remoção do veículo.

Fonte: Campo Grande News