Ronilço Guerreiro é psicólogo e tem realizado diversas palestras sobre saúde mental e, neste Setembro Amarelo, mês que tem várias ações de Combate e Prevenção ao Suicídio, o vereador se coloca à disposição de escolas, empresas e instituições públicas para ministrar palestras sobre este tema importante para a sociedade.
“Eu sei da importância de cuidar da saúde mental e me coloco à disposição para fazer minha parte e prestar esse serviço para Campo Grande. Tenho feito palestras neste início de mês abordando a valorização da vida, autoconhecimento e autoestima, situações que são importantes na vida das pessoas”, comentou Guerreiro.
O vereador ressalta que o retorno dessas palestras tem sido excelente. “Muitas vezes as pessoas querem conversar, querem ouvir um profissional trazer motivação para seguir com uma vida melhor, mais saudável. E eu falo sobre isso, que a vida vale a pena ser vivida”, complementou.
Setembro Amarelo
O vereador Ronilço Guerreiro é fundador do grupo Psicólogos com Amor. Ele ressalta que este é um mês importante, porém as ações precisam ser feitas o ano todo. “As pessoas que estão com algum problema emocional normalmente dão algum sinal, por mais simples que seja, por isso precisamos estar atentos. Temos que ter conscientização que ninguém quer se matar, as pessoas querem matar uma dor que estão carregando”, destacou.
Sobre o Setembro Amarelo, Guerreiro ressalta que é muito importante manter ativa a campanha. “Setembro é mês de valorização da vida, amarelo é esperança. Conto uma história que às vezes precisamos de apenas um incentivo para nossa vida ganhar sentido. Um dia “esqueci” um livro num carro que estava estacionado num mercado, assim como faço todas as semanas quando saio pelas ruas. Minha surpresa foi quando um pouco mais tarde uma mulher me mandou uma mensagem que dizia: “você salvou a minha vida! Eu estou com depressão, desempregada, meu filho fugiu de casa, meu marido brigou comigo e eu entrei no mercado para comprar uma bebida forte e tomar com remédios para me matar, mas quando vi aquele livro, do Augusto Cury, que dizia que a vida vale a pena ser vivida, comecei a ler ali no carro mesmo e ele mudou minha vida. Pessoal, às vezes uma mensagem, uma palavra de apoio, algo simples, muda o rumo de uma pessoa”.
De acordos com números divulgados pela organização nacional do Setembro Amarelo, “o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia“.
Assessoria de Imprensa do vereador