Com certeza o departamento técnico da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, clubes e muito menos os torcedores imaginaram que o sprit do Campeonato Estadual da Categoria Sub-19 fosse tão emocionante e com quatro, dos cinco times que participaram das disputas chegam com chances reais de conquistar o título de campeão e um outro, o de vice. É claro que, dentro da matemática uns com mais chances e outros com menos e tudo dependerá exclusivamente do resultado do primeiro jogo, a ser disputado no estádio Jacques da Luz, às 15h, entre as equipes do Comercial e Operário, no mais tradicional clássico do futebol do Estado.
No caso específico desse jogo, o Comercial é o mandante e tem dez pontos. O Galo está bem atrás com sete pontos. As contas indicam as seguintes possibilidades: em caso de um simples empate, o alvinegro chegará a oito pontos e será eliminado e o colorado chegará aos 11 pontos e ficará ainda vivo na competição, podendo ser um dos representantes do Estado na Copa São Paulo de Juniores, mesmo porque terá ainda mais um jogo pela frente,contra o já eliminado UniãoABC e poderá chegar aos 14 pontos.
Com 14 pontos, o Comercial ficará na dependência do resultado da partida entre o Corumbaense e URSO, de Mundo Novo, que será disputado às 17h, no estádio Arthur Marinho. Enquanto o clássico se desenrola na Capital, em Corumbá, ambas as equipes torcerão por em empate, pois com esse resultado, não haverá uma diferença gritante do Comercial que chegará aos 11 pontos, empatando com o URSO e ficando um ponto à frente do alvinegro do Pantanal.
Conhecendo o resultado do jogo já disputado em Campo Grande, Corumbaense e URSO entrarão em campo sabendo do resultado que eles precisam buscar ao longo dos 90 minutos.
O URSO hoje tem 11 pontos e vencendo poderá ser o campeão, pois caso o Comercial empate com o Galo e vença o UniãoABC, chegará também aos 14 pontos, mas de acordo com o item do regulamento, o time de Mundo Novo leva a melhor no confronto direto, pois venceu o colorado no turno,por 1 x 0 e nessa previsão ele seria o campeão e o colorado o vice, pois o Corumbaense, com um jogo a cumprir contra o Operário, poderá chegar ao máximo 13 pontos.
Em caso de uma vitoria do Corumbaense, o time chegará aos 13 pontos e de quebra eliminaria o URSO que não terá mais nenhum jogo a cumprir.
Nesse caso, estarão confirmados para a Copinha, as equipes do Corumbaense e Comercial, com o campeão sendo decidido na última rodada quando o Comercial – com essa previsão com 11 pontos – enfrentará o UniãoABC e poderá chegar aos 14 pontos e o Corumbaense com 13 pontos enfrentará o Operário, em Campo Grande.
Mais ainda existem outras possibilidades. O URSO pode não ser o campeão com os atuais 11 pontos, mas pode ser um dos representantes do Estado na competição nacional e para tanto, basta o Comercial empatar o jogo contra o Galo e perder para o União, pois no confronto direto, o time de Mundo Novo leva a melhor ou ele pode chegar aos 14 pontos e ser campeão;
Corumbaense com dez pontos, pode estagnar nessa pontuação, desde que perca as duas partidas, pode chegar aos 12 ou aos 16 pontos,o mesmo acontecendo com o Comercial e por fora ainda o Operário que pode será campeão com 13 pontos, pois jogará seis, somados aos sete já conquistados, alcançará esse total e ficará na dependência dos demais resultados.
Por se tratarem de jogos de alta complexidade, a Comissão de Árbitros da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, definiu quartetos compostos por profissionais experientes com muita bagagem para dirigirem esses dois jogos que servirão de indicativos para o futuro da competição.
No clássico entre “Comerário”, a arbitragem será de Paulo Henrique Salmázio que será auxiliado por Edson Campos de Mendonça e Diego dos Santos Ruberdo. João Bosco Echeverria será o 4º árbitro.
Em Corumbá,às 17h no Estádio Arthur Marinho, que mais uma vez tem tudo para ter “casa cheia”, o jogo entre Corumbaense e URSO, de Mundo Novo terá a arbitragem de João Gilberto Fidias, que será auxiliado por Moacir da Silva Soares e Ygor Soares de Arruda. Wilton Silva Amorim será o 4º árbitro.