Localizado na região centro-norte do Estado e distante da Capital a 74 quilômetro, o município de Rochedo, que tem uma população de aproximadamente 6 mil habitantes, abriu os braços para receber no fim de semana passado, a realização da 9ª etapa da 14ª Copa Assomasul de Futebol, que teve a participação de cinco equipes representando os municípios, da casa, logicamente, Ladário, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo e Jaraguari, com os jogos sendo realizados no estádio “Laertão”.
O público foi de minuto, mas serviu para incentivar a equipe da casa dirigida pelo ex-goleiro e hoje técnico, Leopoldo Oliveira.
A competição é promovida e organizada pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e a competição, no caso o futebol, mesmo sendo disputado por 11 jogadores, sofreu algumas mudanças nas regras tradicionais, no sentindo de proporcionar mais mobilidade ao mesmo.
Por exemplo, o jogo tem 50 minutos, dividido em dois tempos de 25 e é dirigido por dois árbitros, sendo que cada um ocupa a metade do gramado e os técnicos podem fazer quantas modificações quiserem, desde que, não mandem a campo um jogador por várias vezes.
PREFEITO
Um dos mais alegres com o evento, foi o prefeito Francisco de Paula Ribeiro Júnior (PSDB), conhecido na região como “Juninho” que de tão alegre com a participação e conquista alcançada pela equipe local, prometeu a inclusão da mesma no campeonato estadual da Segunda Divisão, provavelmente a partir do próximo ano.
“Realmente estamos muito alegre mesmo, pois estamos vendo a equipe de futebol, levando o nome da cidade para outras partes do Estado e essa conquista é motivo de muito orgulho”, destacou o mandatário local.
JOGOS
De acordo com as regras, os jogos devem ser conduzidos por uma dupla de árbitros e neste sábado (8) trabalharam Everton Prates,Valmir Bento, Walmir Fernandes e Luiz Rezende.
No primeiro jogo, a equipe do Paraíso das Águas derrotou por 2 x 1 o time de Jaraguai. Os gols foram marcados por Jesuíno e Valério para ao time vencedor, enquanto que Leônidas descontou para os perdedores.
No segundo jogo, o time de Ribas do Rio Pardo derrotou também por 2 x 1 o time do município de Ladário, com os gols sendo marcados por Adriano (2) para os vencedores enquanto que Pedro Marcos, descontou para o time do Pantanal e no terceiro jogo, encerrando a primeira “etapa” dos jogos, o time da casa Rochedo, enfrentou o Jaraguai que acabou perdendo e sendo desclassificado. O placar foi de 2 x 0 para o Rochedo com gols de Jackson.
A 9ª etapa foi reiniciada no período da tarde em a partir de então, as contas começaram a ser feitas, para ver quais seriam as três classificadas, pois a partir desses jogos, participaram equipes que tinham condições de disputar as três vagas oferecidas pelo fato de ter apenas cinco participantes na referida etapa da competição.
No primeiro jogo, Ladário mostrou a boa fase e despachou o time do Paraíso das Águas, com a goleada apor 4 x 1, com gols de Vanderlei, Tuco, Pedro e Bambam, contra um gol de Moisés.
No jogo de fundo, em partida das mais disputadas, Rochedo e Ribas do Rio Pardo, decidiriam quem apenas seria o primeiro colocado na competição, pois com a goleada imposta no jogo anterior, Ladário pelo saldo de gols, havia despachado Paraíso das Águas e já estava classificado para a fase estadual.
Como em todas as decisões, o jogo foi dos mais tensos, mas disputado na bola e com boas jogadas técnicas. Ao longo dos 50 minutos, não houve vencedor e o jogo foi decidido nos pênaltis,com o time de Rochedo levando a melhor e vencendo pelo placar de 7 x 6, terminando a 9ª fase na primeira colocação, com Ladário em segundo lugar e Ribas do Rio Pardo na terceira colocação, sendo que as três estão classificadas para a fase decisiva da competição.
Nessa fase, foram marcados 11 gols e os artilheiros foram os jogadores Adriano, de Ribas do Rio Pardo e Jackson, Rochedo, cada um com dois gols.
No fim da partida, o técnico da equipe local, Leopoldo Oliveira, destacou a atuação do seu time e garantiu que a partir de agora com a flexibilização por parte do prefeito Francisco de Paula Ribeiro Júnior, (Juninho), os treinamentos serão intensificados.
” A partir de agora aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e com isso deveremos intensificar ainda mais os treinamentos. Vamos aprimorar mais ainda e tudo que vimos de errado (sem citar) que vimos aqui hoje, tentaremos corrigir, pois na etapa decisiva, não poderemos cometer alguns erros”, afirmou o treinador.