Reviva Centro: licitação deve sair em um mês
Por Ariel Moreira Publicado 12 de maio de 2017 às 16:57
Com a revitalização, a rua 14 de Julho ficará com aspecto moderno e despoluído ( Foto: Reprodução)

No período de um mês, a contar desta sexta-feira (12), a Prefeitura Municipal espera ter definido todos os detalhes para liberar a licitação de contratação da empresa que fará os projetos do ‘Reviva Centro’. O contrato de financiamento junto ao Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), simplesmente no valor de US$ 56 milhões (sim, é dólar, que convertido para o real seria equivalente a R$ 175 milhões), foi assinado durante a manhã de hoje, em Brasília (DF), pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD).

De acordo com o chefe do Executivo Municipal, por se tratar de um banco internacional, empresas vindas de fora do país também poderão participar do processo licitatório. Marquinhos também comentou que a assinatura, cujo o projeto estava travado desde 2013, é uma importante conquista. “Essa revitalização do quadrilátero central irradiará para todos os bairros da Capital. Estamos reconstruindo a cidade e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, expressou-se.

Com relação ao projeto, a primeira etapa será executada na rua 14 de Julho, a mais importante do centro da cidade, a partir do cruzamento com a rua Fernando Corrêa da Costa. Segundo a coordenadora da Central de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura, Catiana Sabadin, a expectativa é que a licitação seja concluída até Setembro e que as obras comessem em Outubro, com tempo de conclusão previsto de 20 meses, sendo que para cada quadra da via serão necessários duas semanas de trabalho.

Reviva Centro

O Reviva Centro consiste em transformar o centro da cidade numa grande área comercial. A primeira etapa é o embotilhamento da fiação que hoje percorre via postes de energia. Todos os cabos (energia elétrica, telefonia, internet, e etc) serão recolados em tubulação subterrânea. O projeto também prevê a ampliação das calçadas, criação de áreas de lazer e o reordenamento do trânsito.

Com a revitalização, os ônibus serão proibidos de circular pelo quadrilátero e a pista terá apenas duas faixas de rolagem. Serão implantadas também áreas de descanso com bancos, árvores e painéis que garantirão o conforto de pedestres contra as altas temperaturas. Será como um shopping a céu aberto.

Por: André Farinha