REVIVA Campo Grande
Por Redação Política MSNews Publicado 3 de maio de 2022 às 13:20

Prestes a completar um mês à frente da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes visitou as obras do centro da cidade nesta sexta-feira (29). A chefe do Executivo Municipal observou de perto as melhorias realizadas pelo Programa Reviva Campo Grande e conversou sobre as projeções dos trabalhos com a subsecretária de Gestão e Projetos Estratégicos (SUGEPE), Catiana Sabadin.

Durante cerca de uma hora de caminhada, em trajeto pelas Ruas Rui Barbosa, Afonso Pena, 13 de Maio e 26 de Agosto, a prefeita se mostrou bastante satisfeita com o cronograma. Com as obras em andamento conforme o planejado, a requalificação da área central será entregue em agosto deste ano. “A gente está dando uma olhada para conferir o andamento e ajustando algumas condutas para ficar bom para todo mundo”, afirma a prefeita.

A vistoria também foi importante para ouvir a opinião de moradores e comerciantes da região sobre as obras. Uma das paradas foi na lanchonete de Vanja Michele, na Rua 26 de Agosto. “Aqui melhorou bastante. A calçada está toda bonita com essas plantas, padronizada. À noite tem mais segurança também, por conta das lâmpadas de LED”, elogia a comerciante.

Inovações tecnológicas no transporte público

Durante a visita, Catiana, que também é coordenadora do Programa Reviva Campo Grande, explicou sobre as inovações implementadas no corredor de transporte público da Rua Rui Barbosa. “Estamos colocando um controlador embaixo da pista que será interligado ao GPS dos ônibus. Isso vai fazer com que os semáforos sejam sincronizados”.

Os pontos de ônibus também serão tecnológicos. O usuário poderá acessar o itinerário pelo celular, com qr-code, e observará na prática como funciona a iluminação inteligente. “Quando alguém entrar no ponto de ônibus, a iluminação ficará mais forte. Teremos muitas soluções de cidade inteligente”, explica Catiana Sabadin.

“Essa é uma obra que vai trazer agilidade no centro, diminuir o tempo da pessoa dentro do ônibus também, como estamos fazendo na Brilhante”, pondera a prefeita.

Monitoramento e segurança

Os cruzamentos da região central contarão com mais câmeras de monitoramento. Com tecnologia que permite um longo alcance e reconhecimento facial, as câmeras serão interligadas às centrais da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e da Guarda Civil Metropolitana. Dessa maneira, a população terá mais um aliado na garantia de maior segurança na região.

Andamento das obras

A Prefeitura entregou a 1ª etapa das obras de requalificação da área central no dia 26 de março. Nesse primeiro momento, foram plantadas mais de 600 árvores e instaladas 360 lixeiras para descarte de resíduos sólidos. O asfalto também passou por requalificação, com mais de 15 km de recapeamento realizado na área formada pelas ruas 7 de Setembro, 26 de Agosto, 15 de Novembro, Barão de Melgaço, Marechal Rondon (entre a 14 de Julho e José Antônio), José Antônio (da Avenida Afonso Pena até a Avenida Rodolfo José Pinho) e a Rui Barbosa (da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a 7 de Setembro).

A 2ª etapa das obras do Programa Reviva Campo Grande tem previsão de entrega para agosto deste ano. Ao todo, serão mais de 21 km de vias requalificadas, com padronização de calçadas, instalação de mobiliário e plantio de árvores e plantas no quadrilátero formado pelas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso, e a Av. Calógeras e Rua José Antônio. As ruas Marechal Rondon, Dom Aquino e Barão do Rio Branco serão revitalizadas até a Rua Joaquim Nabuco, no antigo Terminal Rodoviário.