O Aquário do Pantanal voltou a ser mencionado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) que, na sua nova declaração a respeito do empreendimento, citou que mantem a expectativa de entregar a obra até o final de 2018, quando encerra o seu primeiro mandato. O chefe do Executivo Estadual garantiu ter em caixa R$ 17 milhões para completar a estrutura, sendo que são necessários, no mínimo, R$ 40 milhões.
Com as obras paradas há um bom tempo, a retomada da construção exigira ainda uma ‘reforma’ naquilo que já foi feito, uma vez que o tempo deteriorou parte do material. Quanto ao restante do investimento, Reinaldo comentou que o Grupo Cataratas, empresa que administrará o empreendimento após ficar pronto, deverá entrar com o recurso.
O governador também defendeu a conclusão do Aquário, citando que a atração turística é essencial para o setor empresarial da Capital. “O funcionamento a pleno do Aquário atrairá milhares de turistas, aquecendo de forma excepcional os setores hoteleiro, de restaurantes, do comércio e até do shopping”, disse. Por enquanto, Reinaldo não tem previsão de quando os trabalhos serão retomados.
O Aquário do Pantanal será o maior aquário de água doce do mundo, com 6,6 milhões de litros de água, distribuídos em 24 tanques, com 7 mil animais de 263 espécies, entre elas peixes, jacarés e cobras. O local deve incluir ainda um centro de pesquisa, com 1000 m² de laboratório e biblioteca digital. A construção está sendo feita no Parque das Nações Indígenas, na avenida Afonso Pena.