Um dos focos do Festival de Inverno de Bonito (FIB) em 2017 é a diversidade cultural e natural de Mato Grosso do Sul. Análises sobre essa temática são realizadas durante toda esta sexta-feira (28.7) no Seminário Cultura, Turismo e Cidadania, no Galpão Chama de Bonito, com a presença de representantes das Subsecretarias de Políticas Públicas para Mulheres; População Indígena; Igualdade Racial; Comunidade LGBT e Juventude. Os debates foram abertos pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo secretário de Estado de Cultura e Cidadania Athayde Nery.
“Quando chamamos para dentro do Governo esses segmentos podemos construir políticas públicas que ajudam a fortalecermos os alicerces básicos da sociedade. Cabe a todos nós construirmos esses pilares e buscarmos alternativas de combate ao preconceito, intolerância e desrespeito em todos os níveis”, discursou o governador aos participantes do seminário.
Presente na abertura do seminário, a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena, Silvana Terena, destacou a participação dos povos indígenas no Governo do Estado. “Nunca deram importância para as etnias dentro de um governo como se tem dado agora. Essa é uma realidade recente, que teve início na gestão Reinaldo Azambuja. Estamos muitos contentes em poder participar ativamente das questões que nos dizem respeito”, afirmou.
A programação do Seminário Cultura, Turismo e Cidadania conta com quatro mesas de debate e a participação de personalidades nacionais, estudiosos e interessados nas temáticas contempladas.
Centro de Múltiplo Uso de Bonito
Ainda na manhã de hoje, Reinaldo Azambuja aproveitou a estadia em Bonito para conhecer as atividades oferecidas pelo FIB no Centro de Múltiplo Uso de Bonito (CMU). Em 18 anos de evento, essa é a primeira vez que atividades de dança, teatro, música e circo, entre tantas outras, são levadas para dentro da comunidade. No CMU crianças e jovens de oito escolas públicas participam das dinâmicas.