Reajuste de tributos sobre combustíveis aumentará o preço da energia elétrica
Por André Farinha Publicado 27 de julho de 2017 às 10:00
Foto_ Divulgação

O aumento dos impostos federais sobre os combustíveis vai afetar muito mais o bolso do consumidor do que, simplesmente, apenas abastecer o veículo. Como é sabido, o preço dos alimentos e da grande maioria dos produtos em geral também será reajustado por conta da alta da gasolina, diesel e etanol. Mais ainda, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já adiantou que está estudando como será aplicado este aumento no preço da energia, uma vez que as termoelétricas usam diesel na operação.

A expectativa é que o reajuste no preço da energia elétrica aconteça somente no próximo ano. Segundo as informações, esse aumento deve se refletir principalmente na chamada Conta de Consumo de Combustível (CCC), que reúne recursos para bancar parte do gasto com a compra de combustível que abastece as termelétricas instaladas no Norte do Brasil e que os consumidores de todo o país contribuem com o custeio.

Conforme a Aneel, somente neste ano de 2017 os brasileiros terão que pagar R$ 5,056 bilhões para a CCC, via conta de luz. Também é importante ressaltar que o custo da energia no Brasil deve aumentar ao longo deste segundo semestre por causa do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, o que exige um uso maior das termelétricas. A bandeira tarifária vermelha, que deve vigorar de Agosto a Dezembro, incrementa uma despesa extra nas contas de luz de R$ 3 a cada 100 kWh de energia consumidos.