Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta quarta-feira (13), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Radialista, instituída no município por meio da Lei nº 4.774/09.
Antes do início da solenidade, João Bosco de Medeiros, com mais de 45 anos de profissão, prestou uma homenagem aos colegas de profissão com a leitura do texto Meu Nome é Rádio, de Hélio Ribeiro. “A Câmara Municipal sempre abrigou os radialistas. A população campo-grandense sempre trouxe para esta Casa o profissional. Hoje, esta Casa conta com as presenças maiúsculas de três grandes colegas do microfone: Cazuza, Chiquinho Telles e Lucas de Lima. Estamos muito honrados em poder aqui estar”, discursou.
O radialista Rogério Aparecido Oliveira da Silva, que falou em nome dos homenageados, destacou a importância da profissão e agradeceu a homenagem. “Só temos agradecer por essa lembrança. Esse privilégio, acima de tudo, é graças aos ouvintes, que nos fazem fortes todos os dias. O rádio é formado por grandes profissionais que estão sendo homenageados aqui hoje. Agradeço a todos pela oportunidade e dizer que nossa luta é importante. Atrás dos microfones tem pessoas que deixaram suas tristezas para transmitir alegrias”, discursou.
A solenidade, promovida pelo vereador Lucas de Lima, um dos radialistas mais conhecidos de Campo Grande, foi aberta com apresentações musicais da dupla Breno Reis e Marco Viola e do cantor Max Henrique. Profissionais, representantes da categoria e diretores das principais emissoras de Campo Grande também participaram do evento.
O deputado estadual Beto Pereira representou a Assembleia Legislativa no evento e também enalteceu a atuação dos radialistas homenageados na noite. “Queria, aqui, não ter um pouco de inveja daqueles que estão a ser homenageados. Mas, digo a cada um de vocês, que é uma profissão valorosa. Cada um de vocês leva a população à mensagem nas manhãs, tardes e noites. Na vida, vemos várias coisas passarem. A evolução está cada vez mais rápida e a forma de se comunicar mudou. Essa evolução fez com que meios de comunicação fossem extintos, mas o rádio permaneceu e vai permanecer intacto. São vocês, radialistas, que conseguem ter a maior proximidade com a população”, afirmou.
Edson da Silva, vice-presidente do Sindicato dos Radialistas de Mato Grosso do Sul, cobrou valorização e respeito ao profissional. “É importante valorizar quem está atrás dos microfones. É necessário que as homenagens venham também para outros profissionais que fazem essa máquina da comunicação funcionar. Pedimos, em nome desses trabalhadores, que essa homenagem se torne lei que proteja os direitos da categoria”, defendeu.
Outro vereador que também é radialista, o 1º vice-presidente da Câmara, Cazuza, falou do orgulho que sente por sua profissão. “Me emociono quando olho minha trajetória de locutor, desde adolescente. Há 30 anos sou funcionário da Rede MS de Rádio. É um prazer enorme fazer parte dessa família. Impossível não usar a emoção para falar com meus colegas, que diariamente entram nas casas e fazem os corações baterem mais fortes. Tenho muito orgulho de ser radialista. Somos nós responsáveis por manter viva em cada mente a magia que chega pelas ondas do rádio”, discursou.
Por fim, o proponente da solenidade, vereador Lucas de Lima, relembrou sua trajetória e também pediu valorização aos profissionais. “Nossa classe não recebe tanto, mas fazemos isso com amor e carinho. Às vezes, acordo às 5h e vou dormir às 1h, mas, se fazemos com amor, obtemos sucesso na carreira. Vou para o rádio, todo dia, como se fosse o primeiro dia, independente do dinheiro. Há 30 anos, tinha um sonho de querer ser radialista e hoje agradeço a todos que estiveram comigo. Nós podemos chegar onde quisermos”, finalizou.
Confira a lista dos homenageados:
Ademir Santana – Julio Marcos dos Santos e Antônio Carlos Ribeiro Oliveira
Ayrton Araújo do PT – Claudio Mezalira de Lima e Wilson de Aquino Sousa
Betinho – José Luiz Alves e Elias Santos
Carlão – Valdenir Alves da Rocha e Jeancarlos Freitas de Oliveira
Cazuza – Edneia Aparecida Nantes da Silva e Ademilson Peixoto De Azevedo
Chiquinho Telles – Elson Celestino Pinheiro e Cícero da Conceição
Delegado Wellington – Anderson Barão e Teresa Armanda Giraldi
Dharleng Campos – Osvaldo Candido Batista e José Francisco de Oliveira Filho
Dr. Antonio Cruz – Edson da Silva e Wagno Tomassini Barcelos
Dr. Loester – Marcos Roberto Correa do Amaral e Lucimar de Amorim Lira
Dr. Wilson Sami – Fabricio Lopes Barreto e Bernardo Quartin Barrios
Eduardo Romero – Wagner Jean Rodrigues de Arruda e Marcos Roberto Anelo
Enfermeira Cida Amaral – Ademir Gonçalves da Silva e Antonio Marcos Espricido
Fritz – Gilson Ramão Giordano e Juci Ibanez
Gilmar da Cruz – Francisco Washington Barbosa e Ronaldo de Assis Calixto da Cunha
João Cesar Mattogrosso – Jonas de Paula e Gabino Lino
Junior Longo – Marcus Vinicius Da Silva Barão
Lucas de Lima – Ogg Ibrahim e João Paulo Pompeu
Papy – José Francisco da Silva e Rogério Aparecido Oliveira da Silva
Pr. Jeremias Flores – Gilson Alexandre de Jesus Braga e Vivian Cristiane Krajewski de Albuquerque
Valdir Gomes – Celso Marcio Costa da Fonseca e Vinícius Roberto Grossi Prado
Veterinário Francisco – Aral de Jesus Cardoso e Irwing Ferreira
William Maksoud – Ana Rita de Paula e Francis Eduardo Franco
Câmara Municipal
Nelson Martins Currales
Antonio Carlos Rodrigues de Farias
Marina Miranda
Júlio César Moraes de Arruda
Jean Adrian Perez Medina
Jakson Pereira
Ionan Geraldo Viedes
Carlos Alexandre Oliveira
José Eduardo Gallindo Novo