Queda histórica do euro torna mais vantajoso viajar para a Europa neste início do ano
Marta Santos
Desvalorização da moeda pode significar uma economia de milhares de reais
Repleta de história, delícias gastronômicas e uma diversidade cultural invejável, a Europa é um dos destinos mais procurados por brasileiros na hora de viajar. Neste início de ano, as sucessivas quedas do euro podem ser um impulso a mais para os que planejam conhecer o Velho Continente.
O euro, adotado por 18 países membros da União Europeia, iniciou o ano valendo o equivalente a R$ 3,20, mas, logo após o anúncio do resultado das eleições na Grécia, a moeda teve a maior queda frente ao dólar dos últimos 11 anos. No final de janeiro, a conversão do euro estava em cerca de R$ 2,93.
À primeira vista, a variação de R$ 0,27 pode parecer pequena para quem nunca viajou para o exterior. No entanto, quando se coloca na ponta do lápis, essa diferença se mostra muito significativa.
Dando como exemplo um orçamento de viagem para a qual precisem ser comprados 10 mil euros, os singelos R$ 0,27 a menos significam uma economia de R$ 2.700, ou seja, o valor de compra de uma mesma quantia de euros passou a custar cerca de 8% menos entre o início e o fim do mês.
Se essa diferença for aplicada para o valor das passagens aéreas, reserva de hotéis e passeios, a economia gerada pela desvalorização do euro é ainda maior.
Operadoras
“Prevemos que o cenário econômico de alta do dólar, equiparando-se ao euro ao longo de 2015, deverá contribuir para o aumento da procura pelo continente europeu”, afirma o diretor executivo da TAM Viagens, Sylvio Ferraz.
— Geralmente, as compras para destinos europeus são planejadas com mais antecedência. Por essa razão, nossa avaliação é de que o possível reflexo no aumento da demanda seja melhor percebido no decorrer do ano.
Segundo o diretor de vendas da empresa de viagens e intercâmbio CI, Jan Wrede, a queda no valor de alguns pacotes já está contribuindo para estimular as vendas no início do ano.
— Estimamos que a procura pelos pacotes de mochilão, que têm como principal destino a Europa, tenha aumentado em quase 20%. Já a procura por intercâmbio por países europeus aumentou 12% em janeiro de 2015.
Além da desvalorização da moeda, a assessoria de imprensa da CVC, aponta a não necessidade do visto como um dos fatores que têm atraído brasileiros à Europa.
— Um dos produtos que mais crescem em demanda e vendas são as viagens em formato de circuitos pelo continente, que englobam várias cidades. Embarcamos mais de 60 mil passageiros em viagens deste tipo em 2014.
Planejamento
É importante observar, no entanto, que não é possível prever até quando o euro estará em baixa, ou seja, as oscilações da moeda que deixaram a viagem para a Europa mais barata em janeiro podem deixá-la mais cara a qualquer momento, se o euro voltar a subir.
Por isso, o professor de economia da Universidade Metodista de São Paulo, Sandro Maskio, dá uma dica valiosa para os que não podem aproveitar as vantagens do momento, mas estão planejando a viagem em longo prazo: “A melhor forma de fazer um bom negócio é comprando um pouco de moeda de cada vez”.
— A ideia é de que você dilua esse risco, você pode não aproveitar totalmente o valor mais baixo do euro, porém não pagará somente o mais alto. Você acabará com o chamado câmbio médio.
Para que a viagem seja de fato prazerosa e não resulte em dívidas para o viajante, o planejamento é “fundamental”, concorda o professor de economia do Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian.
— É importante que o turista leve em consideração que os custos para conhecer lugares, efetuar compras, além de almoçar e jantar em restaurantes, podem ser, em geral, 50% maiores do que o custo das passagens e estadia.
FONTE: R7
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Fonte: ZapNews