Após levar suspensão de cinco anos por testar positivo para metabólitos de maconha, americano alfineta integrantes da Comissão Atlética de Nevada: “Bando de bandidos”
A reincidência em casos de doping por maconha custou caro a Nick Diaz, suspenso por cinco anos, na segunda-feira, pela Comissão Atlética de Nevada (NAC). A decisão, é claro, incomodou o americano que escolheu sua classe – a de lutadores de MMA – para disparar suas críticas.
Irritado após o fim da audiência, Diaz, conversou com a imprensa e chamou a atenção para o fato de que os atletas flagrados por substâncias proibidas que melhoram a performance – como anabolizantes, por exemplo – não recebem penas tão duras quanto a sua.
– É ridículo! Eu nunca usei esteroides na minha vida, essa é outra coisa que eu vou dizer agora. Eu conheço todos os lutadores e todos eles usam esteroides. Todos esses filhos da mãe usam, todos eles usam esteroides. Eu já sei disso, todo mundo sabe disso. Sou a única pessoa no esporte que não usa. Agora, há novas regras em jogo e há caras que não estão usando esteroides hoje, mas costumavam usar e sempre usaram. Eu nunca usei esteroides e eu não quebrei nenhuma regra agora. Eu testei abaixo do limite máximo. O meu último teste também estava abaixo dos novos limites também – comentou o atleta, punido também com multa de R$ 633 mil – 33% de sua bolsa de R$ 1,7 milhão.
Os integrantes da NAC também não passaram despercebidos pela raiva do atleta do UFC, que só não os criticou por orientação dos advogados.
– Estou muito irritado. Em primeiro lugar, essa comissão tem feito tudo o que pode para me manter afastado do topo, que é onde eu deveria estar. Esses caras não são nada mais do que um bando de bandidos. Eles me colocaram aqui suando pra caramba em uma sala de tribunal com os meus advogados, porque todos eles acham que eu vou enlouquecer e fazer alguma coisa maluca, o que eu estava prestes a fazer. Eu só acho que tudo isso é ridículo. Eu queria dizer a eles o que eu penso. Eu queria dizer a cada um deles que eles são um bando de nerds. Todo mundo que os vê ou sabe quem ele são deveria dizer isso na cara deles, porque eu diria. Se eu pudesse, eu diria a eles, mas meus advogados me orientaram a ficar de boca calada. Eu, no entanto, queria dizer a todos eles: “Veja, vocês estão muito fora da realidade! Vocês estão tentando me segurar desde o primeiro dia. É como se o esporte todo tivesse tentando me manter longe do meu lugar, que é a posição número um. Eu sou o melhor lutador, venho lutando há muito tempo, venho desferindo mais socos do que qualquer um no esporte. Eu vou me esquivar de mais socos do que qualquer um nesse esporte. É isso que realmente está acontecendo. Nós temos o sistema inteiro tentando me derrubar – frisou o lutador, que, pela terceira vez, foi flagrado por uso de maconha em um teste antidoping.
Ex-campeão do Strikeforce e também conhecido pelo temperamento complicado, Nick lamentou que a suspensão recebida nessa segunda-feira também se aplique a licenças de córner. Assim sendo, ele estará impedido de participar do córner do irmão, Nate, que luta no peso-leve do Ultimate, pelos próximos cinco anos:
– Eu não posso nem ajudar o meu irmão. Ele tem uma luta chegando e eu não vou poder nem participar do seu córner. Isso não é esporte, isso é guerra, é um jogo de guerra. Ele vai entrar lá para lutar pela sua vida e eu não posso nem ficar perto dele? Eles me privaram não apenas de dinheiro agora, mas do direito de defender o que eu acredito e o meu irmão. Eu não posso nem ajudar meu irmão mais novo. Eu queria mandar todo mundo à m…., todo mundo naquela sala, mas eu mantive a minha compostura e saí andando.
Advogado de Nick Diaz critica comissão
Responsável pela defesa do lutador na Comissão Atlética de Nevada, Lucas Middlebrook garantiu que irá apelar à justiça comum e comentou o fato de Nick Diaz não ter se manifestado durante a audiência.
– Ele não testemunhou porque nós não estávamos tendo uma audiência justa. Isso não é justo, essa corte é uma piada. A decisão da comissão não foi baseada em fatos ou em evidências. Uma comissária disse: “Seus advogados são muito persuasivos, mas você não nos respeita. Então você vai receber cinco anos de suspensão e vamos tirar muito dinheiro de você”. Nós vamos apelar na justiça comum e estamos confiantes de que eles vão ver os erros da comissão – finalizou.