Programa Educonex@o capacitará professores sobre uso de tecnologias digitais
Por André Farinha Publicado 4 de julho de 2017 às 15:00
Programa Educonex@o chega à cidade, promovendo a formação de professores da REME em novas tecnologias de ensino

Professores da Rede municipal de Ensino (REME) de Campo Grande serão capacitados para melhor utilizarem as novas tecnologias digitais na sala de aula. A iniciativa é o Instituto NET Claro Embratel, por meio do programa ‘Educonex@o’, que prevê também a instalação de pontos de internet banda larga e de tv por assinatura em escolas públicas municipais. O programa será lançado nesta quarta-feira (05), às 13h30, no Auditório da SEMED.

A iniciativa integra uma série de projetos da área de responsabilidade social das operadoras. O Educonex@o conta com a parceria técnica do Instituto Crescer e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O curso para os educadores será realizado à distância, com quatro encontros presenciais de oito horas.

Mais de 60 professores terão a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas como interpretação e produção de diferentes tipos de textos, incluindo apresentações de slides e materiais para blogs, totalizando uma carga horária de 80 horas (32h presenciais, 4h de palestras e 44h de interações online).

A Secretaria de Educação poderá ainda escolher três temas, entre os disponíveis no Guia Crescer em Rede, para serem trabalhados com os professores ao longo do curso, como Redes Sociais, Educação na Nuvem, StopMotion (técnica de animação fotograma a fotograma), BlockCAD (programa para a criação de modelos em 3D).

“A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande reforça o investimento realizado em projetos alinhados com os pilares da nossa plataforma institucional: a educação, a cultura e a cidadania. Por meio do Educonex@o os professores têm oportunidade de ampliar o repertório educacional”, diz Wanda Pereira, diretora regional da Unidade Residencial da Claro Brasil.

O Educonex@o é embasado nos 4 pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Com abrangência nacional, o projeto está presente em 36 cidades e em 13 Estados. Entre os anos de 2011 e 2016, beneficiou mais de 1.030 escolas, 1.400 professores e 38.000 alunos.