Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram na noite desta quarta-feira (4), Sessão Solene de outorga da Medalha do Mérito Educativo Campo-grandense. A solenidade proposta pelo vereador Valdir Gomes foi instituída por meio da Resolução nº 1.098/09, de autoria do então vereador Cristóvão Silveira.
“Estou imensamente feliz em receber o convite de participar deste momento, agradeço em nome dos homenageados a distinção que recebemos hoje aqui, com certeza estamos recebendo esta homenagem porque somos humanistas, colocamos o ser humano nos nossos interesses pessoais e sociais e, isso permite sentir, que fizemos a melhor escolha. Esta homenagem para nós educadores é muito significativa, expressa a gratidão por tudo o que fizemos em prol de um dos principais pilares da sociedade, a educação”, discursou a professora Ana Maria da Conceição, que falou em nome dos homenageados.
Para o presidente da Casa de Leis, vereador Prof. João Rocha, “hoje, iremos homenagear os responsáveis pela formação das nossas crianças, jovens e adultos, em um momento onde a sociedade vive o avanço das tecnologias, o educador jamais estará ultrapassado, nas mãos dos senhores, falo com orgulho por também ser um educador, está à responsabilidade na formação do processo de cidadania. Esta noite estamos comemorando o futuro das nossas crianças e o futuro dos profissionais das mais diversas áreas, através do poder de transformação de cada um, pelo domínio do conhecimento que vocês detêm”, salientou.
Com o Plenário lotado, a Solenidade foi aberta com apresentação da Escola de Samba da Igrejinha, que abrilhantou a noite de homenagens. Na ocasião, foram homenageados professores em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à educação.
Segundo o presidente do Conselho de Professores Adjuntos da Rede Municipal de Ensino, Fabio Reis, a noite de homenagem é muito especial para os educadores que desenvolvem um grande trabalho em Campo Grande em prol da educação. “Nosso sentimento é de gratidão, nesta noite temos a oportunidade de reconhecer as pessoas que lutam por uma educação de qualidade, que trabalham na construção de uma gestão democrática, parabéns aos educadores”, parabenizou.
“A educação é valorizada com esta homenagem, mas muito mais quando tem políticas que possam contribuir com o desenvolvimento e valorização do profissional. Os professores estão abertos sempre para o diálogo e, através do diálogo iremos construir um País melhor”, declarou o presidente do Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública, Lucílio Souza.
A vice-presidente da Federação dos Professores de Mato Grosso do Sul (FETEMS), Sueli Veiga melo, declarou: “É uma honra estar aqui em nome da FETEMS, parabenizo cada um dos homenageados, em nome do ex-presidente da FETEMS, porque ele é uma referência na luta pela valorização dos profissionais da educação”, disse.
” Ser educador não é fácil, mas vocês estão na luta há muito tempo e , hoje, foram justamente reconhecidos, parabenizo a todos os educadores pela luta na formação do cidadão de bem”, ressaltou a secretária Municipal de Educação, Ilza Mateus.
O secretário adjunto de Estado de Educação (SED), Josimário Derbli destacou: “O educador chegou a um momento em que a sociedade reconhece e enxerga com outro valor, sou ainda da época que o a profissão do professor era marginalizada. O educador tem a responsabilidade em formar médicos, engenheiros, arquitetos, advogados, mas existem aqueles especiais e, esses especiais, não nos formam cientificamente, mas nos ajudam a formar nosso caráter, tenho certeza que todos que estão aqui são especiais”, exaltou.
Para o proponente da Solenidade, o vereador Valdir Gomes, “Houve uma inversão de valores com a educação, quando estudei, o professor era respeitado, hoje vemos os professores sendo agredidos, eu valorizo o profissional que milita na área. Podem contar com os 29 vereadores para a valorização da educação, o educador ainda não está na posição que deveria estar”, finalizou.
Durante a solenidade foi entregue também a Medalha do Mérito Legislativo a Adelina Maria Avesani Spengler, conferida pelo Decreto Legislativo de n. 2.124, por indicação da vereadora Enfermeira Cida Amaral.
Confira a lista dos homenageados:
Ademir Santana – Nazareth Sales dos Santos Mayer e Wagner Vaneli
Ayrton Araújo do PT – Francisco Givanildo dos Santos e Roberto Magno Botareli Cesar
Betinho – Edilmar Galeano Marques e Luely Diane Mussi Martins Corrêa
Carlão – Narah Borges dos Santos Rigon e Carlos Kenji Nakamura
Cazuza – Maria Ceila Amaral Gauna e Daisy Josefa Rachid Lopes
Chiquinho Telles – Franciane Vieira da Costa e Jurandi Rodrigues Da Silva
Delegado Wellington – Maria de Lourdes Souza Cano e Tânia Aparecida Fernandes Castedo
Dharleng Campos – Maria de Lourdes Alencar Lima e Glaucia Pereira Silva De Almeida
Dr. Lívio – Ana Claúdia Delgado Bastos Braga e Edivaldo Da Silva Aguero
Dr. Loester – Fátima Aparecida Monteiro Martinez e Sandro Fabian Francilio Dornelles
Dr. Wilson Sami – Regina Celia de Oliveira do Bom D. Roker e Rejane Clelia de Oliveira Bom Despacho
Eduardo Romero – Rosaura Ferreira de Oliveira e Ivo Leite Filho
Enfermeira Cida Amaral – Clemência Rodrigues da Silva e Ascanio Bottini
Fritz – Lizabete Coutinho de Lucca e Rosa Ida Davalo Rodrigues
Gilmar Da Cruz – Tereza Eugênio Marinho e Fabio Adriano Baptista
João Cesar Mattogrosso – Cristiano Simões e Anete Valeria Masson Coimbra De Lima
Junior Longo – Aurélio Tomaz da Silva Briltes e Robson Carvalho Da Silva
Lucas De Lima – Marluce Costa da Fonseca de Almeida e Andréa Cristina Ferrari
Otavio Trad – Rodrigo Correa do Couto e Jeane dos Santos Bezerra Adriano
Papy – Janaina Bertoldi de Souza e Lucio Rodrigues Neto
Pr. Jeremias Flores – Janete dos Reis Silva Barbosa Domingues e Ilza Mateus De Souza
Prof. João Rocha – Berenice Aparecida Moreira Ferreira e Ilda De Souza
Valdir Gomes – Zelia Aparecida Dos Santos Aguiar e Osvaldo Alves Pinto
Veterinário Francisco – Aurea de Matos Gonçalves e Heitor Dos Santos
William Maksoud – Waldir Nogueira de Jesus e Jussara Terezinha Vilhalba
Câmara Municipal
Ana Maria Da Conceição
Maria Lucia Alencar
Izabel Machado
Dorca Mara Dagher dos Santos
Sandro Neves da Silva
Milra Maria dos Santos Morais
Maria Cupertino de Souza
Angelina de Figueiredo
Lusanildo Rodrigues de Almeida
Luisa Rosineide Ferro Camargo
Aparecida de Jesus Paes de Barros
Inês Pereira Esteves
Maria Nilza Peralta