
Em audiência pública convocada ontem (17) pela Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Campo Grande para discutir os problemas estruturais do Residencial Nelson Trad, o vereador Otávio Trad (PT do B) foi enfático ao afirmar que a Brookfield Incorporações deve solucionar de forma rápida e conciliada com os moradores, os problemas estruturais apresentados e confirmados em laudo da Defesa Civil.
Moradores que participaram da audiência relataram inúmeros problemas nos mais de 800 apartamentos, construídos no Jardim Carioca. “Tem apartamento em que o teto está totalmente preto com bolor e as paredes mais parecem um mapa geográfico. Não precisamos que passe uma tinta para maquiar o problema. Precisamos que os problemas sejam resolvidos”, reclamou Zildo de Oliveira, síndico do condomínio Beladona, um dos cinco que compõem o residencial.
Os condôminos apontaram vazamentos, infiltrações, rachaduras, pisos soltos, problemas nas caixas d’água, entre outros. “Atrás do meu vaso sai xixi, permanentemente fedendo, parecendo um banheiro de rodoviária velha. Todo esse dejeto vaza no vizinho de baixo. Paguei água para uma vizinha de baixo por quatro meses porque o encanamento dela estava no meu relógio. Foram lá, fizeram uma gambiarra e deu vazamento no teto”, disse Marta Cristina Gonçalves dos Santos. A moradora relatou que esperou por 16 anos para ser contemplada com uma moradia em programa habitacional popular.
Se não bastassem estes transtornos, os moradores também alegam que ao procurarem a construtora para fazer os reparos, são mal atendidos e afirmam que a equipe local para atendê-los é insuficiente. “Um funcionário até fez piada da situação. Eles olham, não resolvem nada e ainda dizem que a responsabilidade não é deles”, denuncia Norma aparecida Ortiz Mendonça, subsíndica do condomínio.
Conforme o diretor de construções da Brookfield, Pedro Paulo Cruz, a construtora prometeu resolver os inúmeros problemas estruturais apontados pelos moradores e propôs uma “Agenda” com representantes da Câmara, Emha (Empresa Municipal de Habitação), Brookfileld e Caixa Econômica Federal – executora do projeto por meio do Programa Minha Casa Minha Vida -, para acompanhar a resolução das falhas nas moradias.
“Vamos resolver todos os problemas. Há vícios ocultos que podem aparecer com o tempo, esse é o grande desafio da construção civil. Ficamos tristes em ver as pessoas chateadas, mas estamos aqui para tentar resolver. Estamos aqui para ver se estamos errando e onde. Não vou dizer que não vai ter falhas. Mas temos que nos juntar e mapear isso”, disse Pedro Paulo. Na ocasião o diretor de construções pediu desculpas aos moradores que denunciaram terem sido mal atendidos e reiterou que a empresa está disposta a ouvir as reclamações.
O vereador Otávio Trad que foi procurado pelos moradores, ressaltou que a Caixa e a Brookfield tem o dever de reparar essas falhas e adiantou que vai solicitar de forma documental um planejamento à empresa e acompanhar a execução das reformas, atendendo as diferentes situações com os respectivos prazos a cumprir. “Não podemos deixar que esses moradores fiquem sem esse atendimento. Vamos cobrar e fiscalizar solicitando as devidas providências de forma consensual e conciliadora dos problemas”, finalizou Otávio,
Por Helton Davis
Assessor de Imprensa do
VEREADOR OTÁVIO TRAD
FONTE LINK:
Problemas estruturais devem ser solucionados pela Brookfield de forma rápida e conciliada, afirma Otávio Trad